UMA RÉPLICA QUASE EXATA DO ‘CHITTY-CHITTY-BANG-BANG’ FOI VENDIDA NO REINO UNIDO
Em algum lugar da Inglaterra, em algum momento no início do século XX, um carro de corridas acaba batido e abandonado. Mas não foi o seu final, mas sim um novo e feliz começo. O excêntrico inventor Caractacus Potts assume os restos mortais e cria a partir deles um automóvel completamente novo. Batizado como Chitty-Chitty-Bang-Bang pelo peculiar som do seu renovado motor, se converte no transporte de Caractacus e sua família ao longo de várias viagens, cada uma delas mais fantástica que as outras.
Assim começa ‘Chitty-Chitty-Bang-Bang’, um clássico da literatura infantil escrito por Ian Fleming (sim, o mesmo criador de James Bond) e levado ao cinema pela Metro Goldwyn Meyer em 1968 como um icônico musical que, protagonizado pelo ator e bailarino Dick van Dyke, alimentou os sonhos e as delícias dos jovens espectadores da época.
A H&H Classics vendeu em leilão, no último dia 26 de julho em Pavillion Gardens (Buxton, Reino Unido), uma réplica deste singular carro do filme, a qual se poderia dizer que se trata de uma das mais fiéis já construídas.
De acordo com sua ficha no site da H&H Classics, este Chitty-Chitty-Bang-Bang foi construído em 2018 utilizando o chassi de um Packard de 1924. Esta base foi selecionada por seu criador com a intenção de conseguir sensações de condução coerentes com a época na qual se inspira o carro.
Esta autenticidade também se reflete nos detalhes, sendo todos e cada um deles exatamente idênticos aos do veículo que aparece no filme, como por exemplo as rodas com raios de madeira (extraídas de uma arma de artilharia) e as luzes de posição de acetileno, originais de 1909.
Debaixo do brilhante e suntuoso capô encontra-se um motor Studebaker de 6 cilindros e 5.0 litros de deslocamento, da mesma época e acoplado a uma igualmente primitiva transmissão de 3 velocidades acionável através de uma alavanca no piso. Tudo isso faz deste carro aquela que, talvez, seja a única réplica do Chitty-Chitty-Bang-Bang construída com materiais anteriores à Segunda Guerra Mundial.
Essa réplica foi vendida por 174.375 libras esterlinas (cerca de 1.06 milhões de reais ao câmbio de hoje). A única coisa que falta a este Chitty-Chitty-Bang-Bang é, precisamente, a magia que na grande tela lhe permitia flutuar sobre a água e voar acima das nuvens. Mas, de resto, seu vendedor garante que é perfeitamente capaz de chegar rodando a qualquer parte.