ÚNICO FERRARI J50 PRETO CONHECIDO DO MUNDO APARECE À VENDA PRATICAMENTE NOVO NO JAPÃO
O Ferrari J50 é uma das edições especiais mais raras e atraentes lançadas pela marca de Maranello nos últimos tempos. Ela foi apresentada em 2016 para celebrar o 50º aniversário da chegada da Ferrari ao país do sol nascente, por isso sua estranha denominação, as siglas de Japan 50 (J50).
Desta edição foram fabricados apenas 10 exemplares e todos eles foram destinados a clientes muito importantes da marca no Japão. Devido à sua escassa produção e pelo fato de não ter sido comercializado em nenhum outro mercado, este modelo é um dos mais raros que podemos encontrar do fabricante italiano. De modo que a venda de uma destas peças exclusivas é um acontecimento, sobretudo para os colecionadores mais endinheirados, pois esta será uma das primeiras ocasiões em que um dos espetaculares J50 poderá ser adquirido. A última vez que uma destas unidades surgiu à venda foi em 2019 e também se encontrava praticamente nova.
O fato de terem sido fabricados muito poucos exemplares teve uma consequência lógica e nada inesperada, pois cada um dos clientes configurou seu modelo a seu gosto, portanto, quase podemos dizer que estas 10 unidades saíram de Maranello sendo autênticas peças únicas. O exemplar que surgiu agora à venda no Japão é o único na cor preto completo conhecido, pois esta edição está devidamente documentada graças às inúmeras imagens que podemos encontrar destes exemplares na rede, incluindo a peça que aparece nas fotos.
Este exemplar praticamente se encontra como novo, pois seu hodômetro reflete menos de 700 km de uso. Sua maior peculiaridade é a configuração cromática, pois seu proprietário escolheu a carroceria no atrativo preto ‘Nero Daytona’ em combinação com as rodas em cinza ‘Grigio Corsa’ - um tom muito similar ao titânio - atrás das quais aparecem as pinças de freio de amarelas. No interior surge um habitáculo revestido completamente em Alcantara e couro preto, com inúmeras inserções em fibra de carbono exposta e alguns poucos detalhes de couro branco nos bancos. São traços que tornam este exemplar inconfundível.
O Ferrari J50 está baseado realmente no Ferrari F488 Spider, do qual herda sua configuração de chassi e mecânica sem alterações. De modo que atrás do habitáculo encontra-se o motor V8 de 3.9 litros e duplo turbo que entrega 690 cv e que surge acoplado ao eixo traseiro através de uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades. Apesar de suas especificações serem idênticas, seus valores nem se parecem. A Rosso Scuderia, o concessionário oficial da marca italiana na cidade de Tokyo, pede por esta peça nada menos que 398 milhões de ienes, cerca de 3.6 milhões de dólares ou 18.2 milhões de reais ao câmbio atual.