VÄTH TRANSFORMA O MERCEDES-AMG E 63 ESTATE EM UMA BRUTAL PERUA ESPORTIVA
Os Mercedes-AMG E 63 se despediram do mercado há alguns meses com uma edição especial, duas versões que regressarão em meados de 2024 a bordo da nova geração dos E Class Sedan e Estate. A perua mais esportiva da marca da estrela se foi, mas os alemães da Väth desenvolveram um kit especial que deixa esta versão tão esportiva como prática e versátil, no mesmo nível de alguns supercarros.
E isso quase sem tocar na aparência exterior, porque o Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC Estate não se destaca especialmente por uma estética mais agressiva à altura do que realmente esconde debaixo do capô. Uma das características deste especialista alemão é a discrição, os lobos mais selvagens do mundo com uma imagem tão delicada como um cordeiro. A Väth não deu atenção nenhuma ao desenho da frente, que mantém suas típicas entradas de ar entrelaçadas.
Mas retocou muito ligeiramente a traseira, substituindo as molduras quadradas dos escapes por outras esféricas como aquelas da versão AMG 53. Mas uma olhada de cima permitirá ver a gravação do nome do preparador em sua ponteira de alumínio, o que já é um indício do que vem por aí, porque as rodas de liga leve de 21 polegadas, montadas em pneus de 265 milímetros na dianteira e de 295 milímetros na traseira, também não significam muito.
Como tampouco os 20 milímetros que foram cortados da altura da carroceria ao solo, graças às novas molas na suspensão. No entanto, tudo muda ao arrancar e escutar o sistema de escape esportivo. Seu som mais inebriante demonstra importantes retoques no V8 de 4.0 litros biturbo. O motor dessa perua que, de série, entrega uma potência máxima de 612 cv e um torque máximo de 850 Nm, subiu posições suficientes para situar-se à altura do AMG GT 63 S E Performance sem fazer uso da eletrificação.
A Väth instalou um novo duto de admissão e novos turbos com maior pressão de sobrealimentação, além de intercoolers maiores, conseguindo elevar a potência máxima até os 879 cv e o torque máximo até os 1.100 Nm. Um importante extra que se traduz em uma velocidade máxima de 345 km/h, sendo capaz de alcançar os 100 km/h em apenas 3 segundos. O preparador se viu obrigado a reforçar a transmissão automática de 9 velocidades com um radiador de óleo extra para suportar o maior nível de força. Um verdadeiro monstro para aqueles que acham o desempenho da AMG insuficiente.