VALMET AUTOMOTIVE ENTRA NO MERCADO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM NOVO SÓCIO CHINÊS
O fabricante chinês de baterias Contemporary Amperex Technology Limited (CATL) adquiriu uma participação de 22% na finlandesa Valmet Automotive, de modo a entrar no mercado europeu de veículos elétricos.
“O nosso objetivo comum é desenvolver uma posição forte no mercado europeu de veículos elétricos”, afirmou o diretor de operações da CATL, Jia Zhou, em um comunicado de imprensa.
Nos planos da CATL, que não divulgou os números da aquisição das ações da Valmet, está a construção de uma nova fábrica na Europa. A empresa chinesa, que triplicou a sua capacidade de produção de baterias de íons de lítio em 2016, planeja aumentar em até seis vezes essa capacidade até 2020 - o que poderá colocá-la à frente da Gigafactory da Tesla nos EUA.
Jarkko Sairanen, CEO da Valmet Automotive, revelou que a CATL trará novos recursos e capacidades para a empresa em um momento que o mercado de veículos elétricos sofre uma transformação fundamental com expectativas de crescimento significativo.
Lembrando que a Valmet, que tem como sócios a Pontos e a Finnish Industry Investment, agora com partes iguais de 39%, terminou a produção do Mercedes-Benz A Class no final do ano passado e irá começar a produção do Mercedes-Benz GLC este ano. O fabricante, que desde agosto de 2016, conta com Ulrich Hackenberg - antigo diretor de P&D da Audi - como membro do conselho de administração, já produziu automóveis para a SAAB, Opel, Porsche, Fisker e Think.