VAZA O NOVO CHEVROLET SILVERADO ZH2 MILITAR ALIMENTADO POR CÉLULAS DE HIDROGÊNIO
O novo Chevrolet Silverado ZH2 era um projeto totalmente desconhecido, inclusive para a mídia especializada e aficionados mais fiéis da marca, e o seu descobrimento se deve a um vazamento casual, graças a um vídeo de apresentação da GM Defense, a nova divisão de produtos militares da General Motors.
As imagens correspondem a capturas de tela do vídeo. Mas não foi possível esclarecer a procedência do mesmo, pois os primeiros órgãos de imprensa americanos que divulgaram a notícia asseguram ter recebido esse material de seus leitores. O que parece evidente é que o vídeo de apresentação é dessa nova divisão militar da General Motors.
Nem a Chevrolet nem a General Motors anunciaram essa versão em nenhum momento, nem se espera que o façam, já que é evidente que o destino que tem esse projeto são os diferentes corpos militares do exército dos Estados Unidos. De modo que não faz sentido investir tempo, dinheiro e esforço em promover um modelo ou versão que não estará ao alcance do público em geral. O que conhecíamos era o protótipo Chevrolet Colorado ZH2 FCEV, apresentado pela GM em uma reunião da Associação do Exército dos Estados Unidos em 2016, mas esse veículo tomava como base o Colorado, não o Silverado, e tampouco havia informações que revelassem o desenvolvimento de uma versão de produção desse Colorado.
Por serem capturas de tela, as imagens estão um pouco embaçadas e têm pouca qualidade, mas parece claro que uma grande parte do vídeo não são imagens reais, mas simples recreações e animações digitais. Ainda assim, são provas suficientes da existência do projeto, do qual até agora só havíamos conhecido a plataforma autônoma alimentada por hidrogênio SURUS, que também aparece no vídeo.
Se atentarmos às diferentes versões que aparecem no vídeo, podemos perceber que a base comum é uma versão muito modificada do Chevrolet Silverado, com alguns detalhes de carroceria que não pertencem à linha Silverado 1500 atual, como os arcos de rodas sobredimensionados e os desenhos da parte frontal e traseira, que parecem ser específicos para essa versão. Também podemos ver alguns traços que só havíamos visto antes nos protótipos da linha Silverado HD, ainda não apresentada, como é o caso dos espelhos retrovisores.
No vídeo podemos ver grande parte da composição técnica do Silverado ZH2 (se for este realmente o nome), que conta com a última evolução da tecnologia de célula de combustível da GM, que nesse caso armazena hidrogênio em 3 tanques a 700 bars de pressão, que se traduzem em cerca de 644 quilômetros (400 milhas).
Essa tecnologia poderá ter uma difícil implantação no mundo civil, no entanto, no âmbito militar oferece várias vantagens, como o funcionamento silencioso desses veículos e que cada célula de combustível é uma fonte de água pura, um bem muito valioso em zonas de combate. No vídeo podemos ver não só a parte técnica do Silverado ZH2, mas como é descrito em detalhes a infraestrutura necessária para que um corpo militar possa operar com hidrogênio, além de aparecem em cena os veículos baseados na plataforma SURUS.
Nas imagens podemos ver diferentes versões do modelo, incluindo veículos de resgate e ambulância. O design básico segue a esteira do protótipo Colorado ZH2, com traços próprios para essa versão, muito redondos e agressivos.