VEM AÍ O NOVO FORFOUR, UM VERDADEIRO SMART
O primeiro Smart ForFour foi lançado no mercado em 2004, tendo sido fabricado através de uma parceria com a Mitsubishi e partilhando a mesma plataforma do modelo Colt.
No entanto, as vendas do veículo nunca foram muito entusiasmantes e apenas dois anos mais tarde ele foi descontinuado. Durante esse período o ForFour vendeu apenas 133.000 unidades, o que é um número bastante baixo, especialmente se tivermos em conta que já foram comercializados mais de um milhão e meio de automóveis do modelo ForTwo.
Agora a Daimler trocou de parceiro e optou pela Renault para a fabricação da segunda geração do ForFour, que irá partilhar várias opções do recém apresentado Twingo, que está na sua terceira versão. Entre as semelhanças dos dois modelos está a posição do motor, montado na traseira dos veículos.
Dieter Zetsche, o CEO da Daimler, já viu o novo modelo e gostou do resultado final. “O novo ForFour é um ForTwo maior e tem todas as suas características. Isso inclui um interior mais largo relativamente à extensão do veículo, e várias 'very smart ideas' para benefício dos clientes. Por isso o novo veículo tem todos os genes da Smart”. Já Annette Winkler, responsável máxima da marca, definiu o modelo como “a Station Wagon do ForTwo”.
O CEO da Daimler disse também que apesar de “nossa balança comercial não ter sido fortalecida pela Smart” no passado, acredita que a marca poderá ter lucro pela primeira vez. Sobre este tema e mostrando esperanças para a renovada linha da Smart, Dieter Zetsche indicou que a marca “nunca estará no topo de rentabilidade do nosso portfólio. Mas temos uma oportunidade de negócio confiável com a nova geração”.
Os responsáveis pela marca disseram ainda que a Smart poderá vir a trazer benefícios para o grupo alemão também em outro campo, que é o das emissões de carbono autorizadas pela legislação.