VEM AÍ O NOVO PORSCHE 911 GT2 RS, O MODELO MAIS RÁPIDO DA HISTÓRIA DA MARCA
Alguns fabricantes nem tiram férias, uma espécie de obsessão em melhorar o seu produto, que está em permanente evolução. E ninguém representa melhor esse caso do que o fabricante de carros esportivos de Stuttgart, que segue em testes ao redor do mundo. Desta vez, o assunto é o Porsche 911 GT2 RS 2018, a versão de rua de maior desempenho da linha do icônico esportivo alemão. A Porsche acaba de divulgar novos detalhes técnicos sobre o que será o 911 mais potente da história da marca.
O novo 911 GT2 RS será apresentado ao longo deste ano e se espera que sua produção seja limitada a 1.000 unidades, cada uma das quais já teria um comprador. Será equipado com o motor boxer biturbo de 3.8 litros do Porsche 911 Turbo S, que graças a uma série de modificações, produzirá uma potência máxima de 700 cv e um torque de 750 Nm. Esse propulsor surgirá acoplado de série a uma transmissão de dupla embreagem PDK que envia a energia exclusivamente para as rodas traseiras.
Espera-se que o Porsche 911 mais radical da história da marca pese menos de 1.500 quilos graças à utilização de materiais leves em sua fabricação. Nesse sentido, a marca indica que, por exemplo, substituiu o vidro traseiro por um fabricado em ‘Gorilla Glass’, o mesmo material que pode ser encontrado nas telas dos aparelhos móveis inteligentes atuais. Adicionalmente, os mais radicais poderão optar pelo pacote Weissach, que como acontecia com o Porsche 918 Spyder, reduzirá ainda mais o peso do conjunto. Na verdade, acredita-se que serão eliminados 30 quilos do conjunto mediante o uso de rodas de magnésio, um ‘santantonio’ de titânio e um teto de fibra de carbono.
O Porsche 911 GT2 RS 991 é um modelo que surpreendeu a todos enquanto se submetia a sessões de testes de desenvolvimento pelas vias públicas em inúmeras ocasiões. Seu motor de 6 cilindros boxer, diferentemente do utilizado pelo Porsche 911 GT3 RS, contará com sobrealimentação.
Esse colossal propulsor irá acompanhado de modificações aerodinâmicas que lhe farão grudar no asfalto para melhorar sua resposta e baixar seu tempo diante do cronômetro. Um aerofólio traseiro posterior sobredimensionado, um splitter dianteiro de grande tamanho e entradas de ar, além do ‘santantonio’ e dos freios carbocerâmicos, que complementam suas características de um carro de corridas feito para a rua.
Em princípio se pensava que o futuro 911 GT2 RS estaria disponível tanto com uma transmissão automática de dupla embreagem PDK como com uma manual de seis velocidades, mas no final, a Porsche informou somente oferecerão a transmissão PDK por ser a melhor opção para se obter um maior rendimento. Assim mesmo, os rumores indicam que esse 911 será o mais rápido da história da marca, superando a todos os seus antecessores em termos de aceleração bruta em circuito, ficando inclusive acima do brutal Porsche 918 Spyder híbrido. Um sério candidato a arrebatar o recorde conseguido pelo Lamborghini Huracán Performante em Nürburgring. Chegará aos concessionários a conta-gotas a partir de 2018.