VINFAST PREPARA SEU ATAQUE AOS MERCADOS EUROPEU E NORTE-AMERICANO

Historicamente falando, no passado o Vietnam foi um território difícil de ser conquistado pelos chineses, europeus e norte-americanos. Por caprichos do destino desta vez é o contrário, são os vietnamitas que querem conquistar terrenos além de suas fronteiras, pelo menos falando de automóveis.
O primeiro fabricante que tentará essa proeza é a VinFast, da qual já falamos pela primeira vez em 2018, um ano depois de sua fundação. Seu nome é um acrônimo das palavras ‘Vietnam’, ‘estilo’, ‘segurança’, ‘criatividade’ e ‘pioneirismo’ (em seu idioma).
Sua jornada começou associando-se à BMW, Magna Steyr e General Motors, entre outros. A base do capital do primeiro grupo industrial vietnamita, VinGroup, está se abrindo rapidamente e já estão começando sua expansão internacional.
A empresa anunciou o estabelecimento de escritórios em cinco mercados internacionais (sem especificar) e a próxima abertura de um showroom na Califórnia (EUA). Na Austrália, por sua vez, contam com instalações de engenharia e desenvolvimento, e até um circuito de testes que pertenceu à General Motors. No Vietnam eles têm uma segunda fábrica que também foi da General Motors.
Seus objetivos são vender 56.000 carros elétricos o próximo ano em mercados internacionais, mas as restrições trazidas pela crise dos microchips implicam que esse objetivo deverá ser profundamente revisado, até as 15.000 unidades.
A empresa ainda não deu lucros e necessita de injeção de capital, de modo que é possível que acabe indo à bolsa de valores ou utilizará uma empresa SPAC. Os modelos que podem chegar à Europa e à América do Norte serão os VF e35 e VF e36, com data prevista de lançamento em março de 2022.
A fundação da VinFast em 2017 foi em paralelo com a construção de sua primeira fábrica, perto de Hai Phong. Em 2018 vimos suas primeiras propostas no Salão de Paris, os modelos Lux A2.0 (baseado no BMW Série 5 F20), Lux SA2.0 (baseado no BMW X5 F15) e o Fadil (baseado no Opel Karl).
Um ano depois, em 2019, os citados modelos começaram a ser vendidos no mercado vietnamita junto a três scooters elétricos (Ludo, Impes e Klara). A marca tomou impulso e seus três modelos se converteram em líderes de seus respectivos segmentos.
Este ano ali foram lançados três modelos elétricos (VF e34, VF e35 e VF e36), assim como um par de scooters elétricos (Theon e Feliz), e um ônibus elétrico. No próximo ano chegarão aos mercados internacionais os e35 e e36.
Com relação ao que podemos esperar destes carros, pelo menos os e35 e e36 apontam autonomias na ordem dos 500 quilômetros e 300 kW/408 cv de potência máxima, conectividade, bom equipamento e segurança de acordo com as exigências da Europa e Estados Unidos. Após a abertura dos pedidos será preciso esperar alguns meses para as primeiras unidades. O comportamento nos primeiros meses é fundamental.
A VinFast conta a seu serviço com trabalhadores de empresas reputadas no mundo automobilístico, como General Motors e Ford da Austrália. Se garantirem o seu futuro financeiro, ao longo de 2022 continuaremos vendo a VinFast nas manchetes.