VINFAST UTILIZARÁ A MESMA ESTRATÉGIA DA TESLA PARA VENDER SEUS CARROS ELÉTRICOS NA EUROPA

A VinFast está finalizando todos os detalhes para iniciar seu assalto a um dos grandes mercados automobilísticos do mundo, a Europa. Se tudo andar conforme o previsto e a crise causada pela escassez de semicondutores permitir, o fabricante vietnamita de automóveis iniciará as vendas de seus carros elétricos no território europeu em algum momento do primeiro semestre de 2022, isso de acordo com as declarações de vários executivos da empresa.
Em seu desembarque no mercado europeu, a VinFast emulará a estratégia da Tesla. Em vez de estabelecer uma grande rede de pontos de venda oficiais ou chegar a inúmeros acordos com concessionários franqueados, a VinFast optará pela venda online e através de uma pequena seleção de lojas próprias. Em suma, se afastará do formato tradicional de concessionário.
Chegando em território europeu, a VinFast iniciará as operações na França, Alemanha e Holanda. Assim destacou o próprio Bich Tran, CEO da empresa. Não se trata de mercados escolhidos ao acaso, já que neles se concentra boa parte das vendas de carros elétricos que são emplacados mensalmente no Velho Continente.
Tran destacou também que a VinFast está considerando expandir-se a outros mercados europeus como Áustria, Itália, Suíça e a região da Escandinávia, como parte da segunda fase de seu plano estratégico. Uma fase que terá início previsivelmente em 2023. A linha da VinFast na Europa será composta exclusivamente de carros elétricos com a etiqueta ‘Made in Vietnam’. Serão importados diretamente da fábrica que a marca tem em Hai Phong, ao norte do Vietnam.
Os dois primeiros elétricos que a VinFast desembarcará na Europa serão os e35 e e36, dois SUVs projetados pela casa Pininfarina. O VF e35 é um crossover de tamanho médio, enquanto que o novo VF e36 se caracterizará por seu amplo habitáculo com capacidade para seis passageiros. Aliás, não está descartado que no futuro também seja introduzido o VF e34, um compacto elétrico que a empresa lançou em seu mercado local.
O dirigente máximo da VinFast destacou que os pedidos para a Europa começarão na primavera europeia de 2022 e as primeiras entregas acontecerão em algum momento do verão europeu. Da mesma maneira, Tran destacou que as vendas para os Estados Unidos iniciarão praticamente ao mesmo tempo. A chegada da empresa vietnamita a estes dois mercados será simultânea.
Lembrando que este ano a VinFast contratou Michael Lohscheller, que foi CEO da Opel. Foi proposto como objetivo vender 15.000 veículos elétricos ao longo de 2022. Para alcançar os padrões de segurança exigidos pelo cliente europeu e norte-americano, a VinFast se associou com importantes empresas do porte de AVL, Bosch, Magna Steyr e ZF.