Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. VOLARE DÁ INÍCIO À PRODUÇÃO DOS PRIMEIROS VEÍCULOS NO ESPIRITO SANTO

Notícias

VOLARE DÁ INÍCIO À PRODUÇÃO DOS PRIMEIROS VEÍCULOS NO ESPIRITO SANTO

16/12/2014

Voltar
VOLARE DÁ INÍCIO À PRODUÇÃO DOS PRIMEIROS VEÍCULOS NO ESPIRITO SANTO

A Volare, principal fabricante brasileira de veículos leves para o transporte de pessoas e pertencente à Marcopolo, conclui as obras da primeira fase de seu complexo industrial e dá início às atividades de sua fábrica localizada no município de São Mateus, no Estado do Espírito Santo. Em solenidade que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do prefeito do município, Amadeo Boroto, e de outras autoridades da região, a empresa promoveu a inauguração da nova linha de montagem da atual família Volare e apresentou as primeiras unidades produzidas, dos modelos W9 e DW9.

Primeira montadora de veículos a se instalar no Estado, a empresa pretende produzir mais de 800 unidades em 2015, que serão destinadas aos mercados nacional e internacional. A construção da nova fábrica no Espírito Santo tem o objetivo de melhor atender ao crescente mercado de veículos de transporte de pessoas e, pela maior facilidade logística, elevar a competitividade da marca nas regiões Norte e Nordeste do País e também no exterior.

Além da modernidade de instalações industriais e de processos produtivos como um dos principais diferenciais da nova fábrica, a Volare Montadora de Veículos também cumpre o programa de geração de empregos e de formação de mão de obra especializada para montagem dos veículos, com a contratação de aproximadamente 200 colaboradores a ser realizada em 2015.

A fábrica também insere o Estado do Espírito Santo em modernos processos produtivos, com conceito inteligente para todos os setores, especialmente o layout para a linha de montagem, com atenção especial à sustentabilidade, ao bem-estar, à segurança e ao conforto dos colaboradores. Antes da produção industrial, o projeto envolveu a preocupação com o elemento humano, responsável pelas operações de montagem dos veículos. A começar pela localização da fábrica, construída em terreno plano, para facilitar a locomoção dos veículos durante a fase de produção, assim como a movimentação de materiais e a logística interna. 

Os prédios, com pé direito livre de 10 metros, ventilação permanente provocada pelas técnicas aplicadas na edificação, telhado e laterais duplos para reduzir o calor, e iluminação natural são algumas das características que tornam a unidade de São Mateus da Volare Montadora uma fábrica com os modernos processos de produção da Marcopolo. 

De acordo com o conceito de fábrica inteligente, a unidade industrial representa um modelo inovador, com recursos técnicos e sistemas para proporcionar ambiente interno arejado e claro, por intermédio de aproveitamento da luz natural e das correntes de vento típicas da região. Placas prismáticas, que oferecem 500 lux e luminárias em LED com sistema automatizado ampliam a luminosidade e reduzem o consumo de energia elétrica.

Fábrica ecológica

A nova fábrica constitui-se também em modelo ecológico. Desde antes do início da preparação do terreno os projetistas procuraram valorizar e preservar o meio ambiente e a sustentabilidade. A implementação da fábrica não exigiu qualquer desmatamento pelo fato de a maior parte do terreno ter sido destinada ao cultivo de eucaliptos. Todas as ações foram definidas pelos órgãos ambientais com acompanhamento permanente de biólogos e especialistas em resgate animal e de equipes de arqueologia.

Junto a todos esses recursos técnicos, o projeto prevê, de forma rigorosa, a utilização de toda a água necessária para consumo humano e para a atividade industrial, por intermédio da captação dos telhados e ruas nos períodos de chuva e armazenada em um lago com capacidade superior a 10 milhões de litros. Para a mais eficiente utilização dos recursos hídricos, a água fornecida para consumo humano ainda será reaproveitada, sendo reutilizada nos sanitários e para a irrigação. Em São Mateus, a Volare Montadora de Veículos construiu uma das mais modernas ETE / ETA (estação de tratamento de efluentes e de água) que atende todas as exigências dos órgãos ambientais.

A fábrica também possui telhado duplo com a parte central dispondo de isolante térmico, aquecimento da água por placas solares para utilização em refeitório e vestiários e programa de coleta seletiva de resíduos. A renovação natural do ar ambiente é projetada para 12 trocas por hora, com ventilação natural e contínua, e exaustão em todos os processos industriais. 

Outros recursos que favorecem a preservação ambiental e a sustentabilidade são os sistemas de abastecimento de materiais de forma otimizada, que reduz a movimentação dos operadores.

A fábrica que a Volare Montadora de Veículos inaugurada em São Mateus insere o Estado do Espírito Santo na indústria automobilística e constitui-se em mais uma etapa importante na história da marca e da própria empresa. De um modelo de veículo, lançado em 1998, em 16 anos, transformou-se em fabricante de uma completa linha, reconhecida nacional e internacionalmente. Da produção inicial de 20 unidades por mês, passou para mais de 25 veículos por dia e agora se instala em São Mateus com o objetivo de produzir mais de 800 veículos já em seu primeiro ano de atividades.

Representa uma natural evolução da importância do transporte coletivo para o País, especialmente nas suas diferentes formas de segmentação, às quais a Volare adaptou-se e desenvolveu modelos específicos para os variados nichos que surgiram nos mercados brasileiro e internacional.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail
Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter