VOLKSWAGEN ARTEON DIRÁ ADEUS EM 2024 E O ID. AERO ELÉTRICO OCUPARÁ O SEU LUGAR
O futuro da marca alemã está um pouco confuso e o Volkswagen Arteon será sua próxima vítima. Primeiro tombou o Passat com carroceria sedan no começo do ano. Na Europa, aquele usuário que quiser um Passat terá que optar pela carroceria perua. Desde o final de dezembro o Volkswagen Passat não é produzido na Alemanha devido à sua baixa demanda.
Não se pode esquecer que até recentemente mais de 70% dos pedidos eram da versão perua e com a pandemia essa porcentagem inclusive aumentou, tornando a versão de três volumes um produto pouco rentável. O segundo modelo que está na corda bamba é o Volkswagen Golf 9. Como já adiantamos aqui, o novo CEO da empresa tem algumas dúvidas sobre seu futuro.
Em uma entrevista ao jornal alemão Welt, Thomas Schäfer, que tomou as rédeas da marca no dia 1º de abril de 2022, destacou no último mês de agosto que ainda não havia sido tomada uma decisão sobre o desenvolvimento de um modelo de nona geração. A razão é simples a União Europeia tem - para variar - grande parte da culpa.
O aumento dos custos no desenvolvimento de automóveis equipados com motores a combustão quando entrar em vigor a norma Euro 7, fará com que os preços dos automóveis com este tipo de mecânicas aumentem entre 3.000 e 5.000 euros, segundo o CEO da Volkswagen. Isso não seria rentável.
As más notícias continuam com o Volkswagen Arteon, que de acordo com a Automotive News morrerá em 2024. O modelo será substituído pelo Volkswagen ID. Aero que conhecemos no início deste ano. Será um sedan premium de tamanho médio que será montado na plataforma MEB. Graças ao pacote de baterias de 77 kWh, oferecerá até 620 km de autonomia.
O modelo de produção em série correspondente para os mercados norte-americano e europeu será apresentado em 2023 e será idêntico. A produção da versão em série do novo modelo começará na fábrica da Volkswagen em Emden (Alemanha), onde será produzido tanto para o mercado europeu como para o norte-americano.