VOLKSWAGEN CONSIDERA EXPANDIR SUA MARCA JETTA MAIS ALÉM DA CHINA

Jetta é um nome muito ligado à Volkswagen. Trata-se da denominação usada pelo fabricante alemão para um de seus mais bem-sucedidos sedans.
Na China, o primeiro mercado automobilístico do mundo, existe uma marca com esse nome. Isso mesmo, a marca Jetta opera no gigante asiático e com resultados realmente bons. Embora tenha menos de um ano de vida e uma linha bastante escassa, a verdade é que as coisas lhe vão muito bem. A Jetta, uma marca de baixo custo do Grupo VAG, já conta com 1% de participação de mercado.
A criação da Jetta como marca teve um objetivo principal. Oferecer automóveis de preço acessível com uma tecnologia derivada diretamente das marcas que compõem o Grupo Volkswagen. É por isso que seus modelos, VS5, VS7 e VA3, são rapidamente reconhecidos, apesar dos traços característicos de desenho próprios da Jetta. O conglomerado automobilístico alemão colocou no ponto de mira a Baojun, uma das marcas que a General Motors opera na China.
Como assinalado antes, em menos de 12 meses obteve números de vendas imbatíveis. Harald Müller, presidente da marca, informou que a Jetta está despertando muito interesse em outros mercados além do chinês: “O começo bem-sucedido, é claro, também despertou o interesse de outros mercados no mundo da Volkswagen”. Por enquanto não há um compromisso claro, mas é evidente que, uma vez que consolide sua posição, a Volkswagen poderá usar a marca Jetta para desembarcar em diversos mercados emergentes.
A verdade é que a Volkswagen vem lutando durante muitos anos para desenvolver automóveis acessíveis para os mercados emergentes (especialmente a China), da mesma maneira que faz a marca Dacia da Renault. Finalmente, e após várias tentativas, a empresa optou por um enfoque duplo, aproveitar o prestígio do seu sedan, o Volkswagen Jetta, e concentrar-se na China, enquanto que a Skoda não será um rival, já que fará o mesmo na Índia.
A Volkswagen tem uma participação de mercado total por volta de 20% na China. Os modelos da Jetta são produzidos em Chengdu pela joint-venture que a Volkswagen mantém com a FAW, um de seus sócios locais.