VOLKSWAGEN GOLF R400: SERÁ O PRIMEIRO A CAIR?
O escândalo do Dieselgate, envolvendo a Volkswagen e seus motores TDI, já trouxeram suas primeiras consequências. Há alguns dias Matthias Müller, o novo CEO do VW Group, assegurou que todos os investimentos não imprescindíveis serão cancelados ou reprogramados. Uma das questões que surgem é: o Volkswagen Golf R400 será cancelado ou reprogramado?
Todos sabem que a Volkswagen pretende aumentar o impacto de seu selo esportivo R. O Golf R da geração atual chegou com 300 cv e tração total, mas também se falou muito do Polo R, com o qual a marca pretende aproveitar comercialmente os bons resultados esportivos da marca no WRC.
Depois foi a vez do Volkswagen Golf R400. A marca surpreendeu o mercado com um protótipo tão perto da produção que alguns já o colocavam na linha de montagem. Na verdade, até foi dada a luz verde ao projeto. Na época não se falou qual seria o preço de saída de um modelo disposto a bater o Audi RS3 e o Mercedes-AMG A 45.
O Golf R400 chegou com uma mecânica de 2.0 litros sobrealimentada com 400 cv de potência e 450 Nm de torque. Chegou-se a falar inclusive de 420 cv. O kit aerodinâmico específico, talvez algo mais endereçado para as ruas, era outra de suas promessas. Definitivamente, um dos modelos Golf mais extremos de sua história.
Sua chegada à produção parecia uma questão de tempo até surgir o Dieselgate, que certamente engavetará uma série de projetos do grupo, e o R400 poderá ser um deles. O Grupo Volkswagen quer agora uma rentabilidade máxima, maximizar o lucro em cada venda, o que eliminará do mapa carros com uma margem reduzida de lucro. Os SUVs e os modelos de grande volume serão os aliados do grupo nos próximos anos.
A chegada de enormes multas e um recall massivo irá balançar as contas do grupo, razão pela qual sua alça de mira agora aponta para modelos mais rentáveis, principalmente se falamos da SEAT, Skoda e Volkswagen como marca. O futuro do Volkswagen Golf R400 está no ar, será que o veremos nas ruas? Vamos aguardar.