VOLKSWAGEN SEDRIC CONCEPT SEGUIRÁ PARA PRODUÇÃO
Na conferência de imprensa que o Grupo Volkswagen realiza anualmente em Berlin, além de fornecer aos meios de comunicação uma série de números sobre a situação do grupo e das diferentes marcas que fazem parte do conglomerado automobilístico, Matthias Müller (na imagem), aproveitou para dar alguns detalhes sobre os planos de eletrificação da empresa.
Müller, CEO do Grupo Volkswagen, assegurou que este ano será introduzido um total de nove carros novos, três dos quais serão totalmente elétricos. Embora não quisesse entrar em detalhes sobre estes lançamentos, está claro que um deles será o Audi e-tron quattro, cuja apresentação está prevista para o final deste ano. Como já comentamos em diversas oportunidades, será a partir de 2019 que o grupo começará a apresentar novos modelos elétricos a cada pouco espaço de tempo.
As previsões consideradas pelo Grupo Volkswagen são de que, para o ano de 2022, estejam produzindo carros 100% elétricos em 16 de suas fábricas. Será um passo intermediário para atingir o objetivo de produção anual de três milhões de carros elétricos de bateria. Porém, apesar dessa aposta forte na mobilidade elétrica, o Grupo Volkswagen seguirá apostando no diesel, já que para eles os motores modernos que utilizam diesel “são parte da solução e não do problema”.
Durante os próximos anos o Grupo Volkswagen destinará uma grande quantidade de dinheiro para seguir desenvolvendo novos motores de combustão interna e veículos convencionais. Outro ponto crucial no futuro do grupo alemão é a tecnologia de condução autônoma. Algumas das marcas do grupo já estão trabalhando em diferentes projetos relacionados com a automatização total da condução.
Matthias Müller assegurou que a mobilidade urbana mudará de forma drástica quando chegarem os primeiros carros autônomos. É por isso que durante a conferência de imprensa, o alemão confirmou que o Volkswagen Sedric Concept será levado à produção. Esse interessante concept car mostra a visão de futuro da Volkswagen em relação à mobilidade urbana. A condução autônoma e mecânica 100% elétrica serão dois dos pilares principais.
Junto a estes dois pontos importantes é preciso destacar as tecnologias de conectividade que permitirão ao futuro Volkswagen Sedric de produção comunicar-se com outros veículos e com as próprias infraestruturas da cidade. Cabe assinalar também que Müller não detalhou sob qual marca do Grupo Volkswagen será comercializado esse futuro carro autônomo.