VOLTA ÀS ORIGENS: APRESENTAÇÃO MUNDIAL DO NOVO TOYOTA LAND CRUISER

A Toyota apresenta o novo Land Cruiser, um modelo que bebe diretamente das qualidades originais que converteram o icônico modelo em sinônimo de potência, qualidade, durabilidade e confiabilidade durante mais de 70 anos.
O lendário DNA do Land Cruiser foi combinado com novas tecnologias para alcançar dimensões mais altas de desempenho, tanto em situações todo-terreno como no uso cotidiano. O resultado reforça a reputação global do Land Cruiser como transporte confiável para chegar com segurança até o destino, e de volta para casa, nas condições mais exigentes.
A Toyota abrirá a pré-venda do novo Land Cruiser em alguns mercados em outubro e se espera que as primeiras unidades sejam entregues durante o primeiro semestre de 2024.
Um rico legado
O Land Cruiser tem sua origem 72 anos atrás no Toyota BJ, lançado no dia 1º de agosto de 1951. Pouco depois, demonstrou sua potência e suas capacidades ao converter-se no primeiro veículo a completar a subida à sexta estação do monte Fuji.
Desde então, a missão da Toyota para o Land Cruiser foi oferecer aos clientes um veículo que os leve ao seu destino com total segurança mesmo nos ambientes mais adversos. As distintas experiências de clientes de todo o mundo foram inestimáveis para a evolução do Land Cruiser no que diz respeito às suas qualidades essenciais de confiabilidade, durabilidade e capacidade de enfrentar as condições mais duras.
Não é de estranhar que sua consolidada reputação em todo o mundo o tenha convertido em um dos modelos mais vendidos da Toyota, com 11.3 milhões de veículos vendidos até esta data, em mais de 170 países e regiões diversas.
Desempenho fundamental potenciado pela nova plataforma GA-F
O novo Land Cruiser conserva sua robusta estrutura clássica, de carroceria sobre chassi, e segue os passos do seu irmão maior, o Land Cruiser 300, ao adotar a plataforma GA-F da Toyota, que desempenha um papel fundamental para melhorar notavelmente o desempenho todo-terreno.
Ao mesmo tempo, o novo modelo é fácil de manobrar e mais confortável na condução por estrada convencional, fiel ao compromisso da Toyota de convertê-lo em um veículo que seja prático e que se adapte às necessidades cotidianas dos clientes.
A nova plataforma é 50% mais rígida, e a rigidez combinada da carroceria e a plataforma é 30% superior. Estas melhorias substanciais contribuem a um nível superior de resposta, tato de condução e conforto de marcha. Também foi melhorado o desempenho da suspensão básica, sobretudo para ajudar a potenciar a articulação das rodas, um fator fundamental para a condução todo-terreno.
Nova direção assistida elétrica
Este é o primeiro Land Cruiser a montar um sistema de direção assistida elétrica - Electric Power Steering (EPS). Este mecanismo reduz as sacudidas que podem ser experimentadas ao circular por superfícies acidentadas, e oferece uma direção mais suave e direta, assim como uma maior manobrabilidade a qualquer velocidade. A instalação da EPS também permite ao Land Cruiser dispor de um Sistema de Manutenção da Trajetória, como parte do sistema de segurança ativa e funções de assistência ao condutor Toyota Safety Sense.
Barra estabilizadora frontal desconectável, novidade na Toyota
O novo Land Cruiser aumenta mais sua capacidade todo-terreno graças a uma nova barra estabilizadora frontal. A tecnologia estabilizadora com mecanismo de desconexão - Stabiliser with Disconnection Mechanism (SDM) - é uma novidade na Toyota, e permite ao condutor mudar o estado da barra estabilizadora através de um controle no painel. Esta flexibilidade confere melhores características de condução sobre superfícies desiguais e oferece um maior conforto e mais facilidade de manejo ao circular por estrada.
Outras melhorias, como o Monitor Multiterreno e o Seletor Multiterreno, também oferecem um apoio adicional na condução todo-terreno. Valendo-se de uma câmera e uma tela de alta resolução, o Monitor Multiterreno oferece ao condutor uma visão clara da área em volta e abaixo do veículo; por sua parte, o sistema Seletor Multiterreno adapta automaticamente o desempenho do veículo às necessidades em distintos cenários de condução todo-terreno.
Novas motorizações
O powertrain reflete a importância atribuída pela Toyota ao fato de que o modelo tenha sido concebido e projetado para adaptar-se ao estilo de vida das pessoas, sem esquecer a reputação consolidada do modelo em termos de confiabilidade e durabilidade todo-terreno.
O novo Land Cruiser será comercializado com uma unidade turbodiesel de 2.8 litros, projetada para alcançar um potente equilíbrio entre eficiência de combustível e desempenho. Desenvolve uma potência máxima de 204 cv e vai acoplada a uma nova transmissão automática Direct Shift de 8 velocidades, que lhe confere a potência necessária para rebocar cargas de até 3.500 kg. Esta motorização será totalmente compatível com biodiesel HVO100 como já acontece atualmente, o que demonstra o firme compromisso da Toyota com a redução de emissões e da pegada de carbono. E no início de 2025 será oferecida também uma versão eletrificada que combina a potência e eficiência de um motor diesel com a tecnologia microhíbrida (MHEV) de 48 volts.
Design: mescla de tradição e modernidade
A tradição se fundiu com a modernidade para dar lugar a uma imagem atemporal que expressa a capacidade do veículo de sobrepor-se às condições mais adversas. O estilo também captura a beleza funcional característica das melhores ferramentas profissionais.
Seu aspecto duro e robusto expressa a ‘volta às origens’ do novo Land Cruiser, mas também é particularmente prático, seguindo o princípio de que a forma se adapta à função. O desempenho todo-terreno melhora graças a saliências curtas, esquinas marcadas e um estreitamento na parte inferior da carroceria, e os componentes da carroceria foram projetados para poderem ser substituídos facilmente no caso de acontecer algum dano.
De perfil, o design exterior projeta a silhueta clássica do Land Cruiser, com firmes linhas horizontais. O comprimento total é de 4.920 mm, com 1.980 mm de largura e 1.870 mm de altura; a distância entre os eixos é de 2.850 mm.
O interior oferece uma seleção de configurações de cinco ou sete lugares, com um design que evoca a força e a funcionalidade de um autêntico todo-terreno. Isso se aprecia em detalhes como a disposição horizontal do quadro de instrumentos e os botões, projetados para facilitar sua manipulação, mesmo ao circular por terrenos complicados.
Foi dada prioridade à visibilidade do condutor em todas as direções, auxiliada pela baixa altura do capô, o quadro de instrumentos horizontal e a linha de cintura rebaixada, que permite montar vidros laterais de maior tamanho.
Desempenho de segurança avançada
O novo Land Cruiser contará com os mais recentes sistemas Toyota Safety Sense, no âmbito de um completo pacote de desempenho e tecnologias de segurança avançada que reduzem a carga sobre o condutor.
Land Cruiser First Edition
O novo Land Cruiser será lançado como um modelo especial First Edition, disponível exclusivamente para clientes que o reservem durante o período inicial de pré-venda, a partir de outubro deste ano em determinados mercados.
Esta edição limitada - serão fabricadas 3.000 unidades - dá ênfase ao legado do Land Cruiser, com vários traços de design especiais e um indiscutível caráter todo-terreno. Nesse sentido, destacam-se detalhes como os faróis frontais redondos clássicos e dois acabamentos exteriores específicos com pintura bitom. Pouco antes da abertura da pré-venda serão informados mais detalhes.