VOLVO 850 COMEMORA SEU 25º ANIVERSÁRIO
A marca sueca está celebrando o 25º aniversário do Volvo 850. O modelo representou uma mudança de rumo para o fabricante sueco, um design renovado, mas também com uma nova engenharia que elevou os padrões da Volvo um patamar acima. Agora, o modelo completa seus 25 anos e já passa a fazer parte dos clássicos da marca.
Desenvolvido sob o projeto Galaxy, o Volvo 850 GLT foi apresentado em 11 de junho de 1991 no Globe Arena de Estocolmo e foi o resultado de um dos maiores investimentos industriais do país, assim como uma mudança radical em relação a desenhos anteriores da Volvo. Contava com tração dianteira, um motor transversal de cinco cilindros, o eixo traseiro com Delta-link, o sistema de proteção contra impactos laterais integrado (SIPS) e o cinto de segurança auto-ajustável nos bancos dianteiros como principais novidades.
O projeto Galaxy teve início em 1978, e embora seu design lembrasse a Série 700, o Volvo 850 era completamente novo. Duas equipes trabalharam em seu desenvolvimento, a filial holandesa e a sueca. A base foi fruto dessa colaboração e a partir deste ponto as equipes se separam, com a sueca trabalhando na Série 850 e a holandesa na Série 400.
O Volvo 850 GLT contava com um motor aspirado de 20 válvulas que produzia 170 cv de potência. Foi necessário aguardar quase dois anos para que surgisse em fevereiro de 1993 a versão seguinte, o modelo familiar 850 Station Wagon. Apresentava o mesmo DNA dos modelos familiares da Volvo, com o abrupto corte da carroceria na traseira, assim como as lanternas traseiras verticais que cobriam o pilar D. Seu design foi premiado em 1994 no Japão com o ‘Grande Prêmio de Melhor Design’, e na Itália com a premiação de ‘Veículo Familiar mais Bonito’.
No Salão de Genebra de 1994 surgia o Volvo 850 T-5R com um acabamento em amarelo intenso. Era equipado com um motor com turbo e intercooler que desenvolvia 240 cv e um torque de 330 Nm. Tubos de escape quadrados e rodas de liga leve de 17 polegadas ‘Titan’ surgiam como identidade da versão. A série especial em amarelo esgotou em duas semanas e por isso foram criadas outras edições em preto e verde escuro.
Em 1994 a Volvo apresentou dois 850 Station Wagon de corridas para o British Touring Car Championship (BTCC). Um grande investimento junto com a Tom Walkinshaw Racing que teve como resultado sua volta às competições com os pilotos Rickard Rydell e Jan Lammers. Um ano mais tarde, uma mudança nas regras exclui os Station Wagon e a Volvo apresenta as versões sedan, conseguindo com que Rydell finalizasse em terceiro na geral.