VOLVO MANTERÁ O VOLANTE EM SEUS MODELOS AUTÔNOMOS
Na hora de projetar um veículo autônomo, todas as marcas devem ter a mesma dúvida: manter ou descartar o volante? A Volvo já assumiu a estratégia de que os seus modelos autônomos terão sempre controles manuais.
Assim, os condutores sempr poderão assumir o controle do veículo quando desejarem. A marca de Gotemburgo explica que essa medida não se deve a uma limitação tecnológica, mas a uma pesquisa feita em escala global.
Desta forma, e de acordo com 92% das 10.000 pessoas que responderam a pesquisa, o condutor deve poder ter o controle do veículo sempre que desejar. O sistema da Volvo, disponível para daqui a pouco tempo, leva em conta a vontade da maioria: o carro será autônomo em determinadas condições, mas pedirá ao condutor que pegue no volante assim que essas condições deixem de se verificar.
Na mesma pesquisa, 81% dos pesquisados dizem que os proprietários dos veículos autônomos não devem ser responsabilizados pelos acidentes se o veículo se encontra em modo automático. Neste caso a Volvo é pioneira: é o único fabricante mundial de automóveis que assumirá as culpas em caso de acidente.
De forma curiosa, 88% dos pesquisados assumem que a condução autônoma não deve intrometer-se no prazer de condução, demonstrando assim que ainda há espaço para os apaixonados pela condução.