VOLVO S60 E V60 2023: LEVE FACELIFT PARA MANTÊ-LOS EM DIA
Os Volvo S60 e V60 2023 se renovam para continuar encarando os Audi A4 e BMW Série 3, que logo receberão atualizações, junto com a nova geração do Mercedes-Benz C Class. De um modo geral, há novidades no design, assim como um novo sistema de infotainment.
A nível mecânico, foi introduzida uma nova transmissão automática que reduz as emissões em certos modelos. As mudanças visuais limitam-se às entradas de ar do para-choque dianteiro. Foram revisadas e incluem um acabamento em preto brilhante. O novo para-choque traseiro mantém ocultos os tubos de escape. Arremata o conjunto um novo desenho de rodas com seis raios.
Os níveis de acabamento são denominados Core, Plus e Ultimate. A eles podem ser adicionados os pacotes Bright e Dark que agregam detalhes cromados ou pretos. O recente sistema de infotainment da Volvo impulsionado pelo software Google Android conta com Google Maps, Google Assistant e a loja de aplicativos Google Play. Também recebe a última versão do Pilot Assist.
A linha de motores para os S60 e V60 conta com sistemas de propulsão micro híbridos (MHEV) e híbridos plug-in (PHEV). O motor a gasolina de 4 cilindros e 2.0 litros turbo alimentado produz 163 cv no B3, 197 cv no B4, 250 cv no B5 e até 300 cv no B6, este último só disponível para a versão perua V60.
Todos eles se combinam com um sistema mild hybrid de 48 volts, que acrescenta 14 cv ao conjunto. Apenas o V60 é oferecido com um motor turbo diesel semi-híbrido de 2.0 litros e 4 cilindros que entrega 197 cv. Nos B3 e B4, a potência é enviada ao eixo dianteiro através de uma nova transmissão DCT de 7 velocidades.
Os B5 e B6 conservam a antiga transmissão automática por conversor de torque de 8 velocidades, que são oferecidas em versões FWD e AWD. As cifras combinadas de consumo de combustível WLTP são ligeiramente mais baixas no B3 e no B4, junto com emissões de CO2 mais reduzidas em comparação com seus antecessores.
Os modelos Recharge mantêm sua denominação. O sistema de propulsão híbrido plug-in combina o motor turbo alimentado de 2.0 litros que desenvolve 253 cv (186 kW) ou 310 cv (228 kW), com um motor elétrico que produz 146 cv (107 kW). A bateria de íons de lítio tem uma capacidade útil de 14.9 kWh. Oferece uma autonomia elétrica entre 75 e 94 quilômetros.