VOLVO V90 FOI APRESENTADO EM ESTOCOLMO
A Volvo revelou em Estocolmo na semana passada o V90. A nova perua topo de linha da marca sueca, que estará sendo mostrada no Salão de Genebra, a partir de 1 de março - quando deverá estar disponível para encomenda, chegando ao mercado no segundo semestre - pouco depois do sedan que lhe dá origem, o S90, sendo efetivamente o sucessor do V70. A versão Cross Country, prevista para o fim do ano, sucederá o XC70. Mais tarde, está prevista ainda uma versão esportiva V90 Polestar.
Tendo como seus principais rivais os modelos Premium alemães BMW Série 5 Touring, Mercedes-Benz E Class Estate e o Audi A6 Avant, a novidade sueca tem no híbrido plug-in T8 Twin Engine AWD, com 407 cv, a versão topo de linha. Anuncia um consumo de 47,6 km/l e emissões de 47 g/km de CO2. Os outros motores serão os mesmos Drive-e do S90 e do XC90. Todos surgem acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades.
O V90 conta com cinco lugares e anuncia uma capacidade de 1.526 litros no porta-malas, isto se for incluído o compartimento de arrumação inferior. Destacam-se ainda as tecnologias de segurança, como o sistema anti-colisão na cidade - estreando uma função específica de detecção de animais - e um modo de condução semi-autônomo em velocidades até 130 km/h.