WILLIAMS FW-EVX CONCEPT: UMA NOVA PLATAFORMA ELÉTRICA DE FIBRA DE CARBONO

A divisão de consultoria de engenharia da Williams, a Williams Advanced Engineering, revelou esta semana um concept muito particular no evento Cenex LCV, que se celebra estes dias em Milbrook, no Reino Unido. Trata-se de uma plataforma modular para veículos elétricos, desenvolvida pela empresa britânica e que conta com novos avanços nas áreas de materiais e processos produtivos.
Denominada FW-EVX, essa plataforma é desenvolvida em sua maioria com fibra de carbono, inclusive nos elementos de suspensão, mas graças à utilização de fibra reciclada em até 80%, o custo de produção é mais reduzido que o habitual, além de permitir a redução do peso em até 40% em relação a outros tipos de materiais, como o aço.
O conceito FW-EVX não foi desenvolvido com nenhum modelo em mente, ou seja, não foi criado como parte de um projeto existente, mas como uma base genérica que pode ser utilizada pelos fabricantes na hora de desenvolver seus próprios modelos elétricos, por isso, pode-se qualificar esse concept como a amostra de uma plataforma genérica.
A divisão de engenharia da Williams é quase desconhecida, embora tenha reputação de sobra no panorama industrial atual. Não só atuam como consultores externos para fabricantes, como também acolhem projetos de baixo volume. Foram em parte, responsáveis pelo desenvolvimento do Jaguar C-X75 híbrido, e um tempo depois, foram os encarregados de fabricar as unidades necessárias do espetacular esportivo britânico que foram utilizadas no filme Spectre, da saga James Bond.
Também são os responsáveis pelo projeto e a fabricação do sistema de baterias dos atuais Fórmula E elétricos, portanto, a tecnologia de baterias e motores elétricos não é precisamente algo novo para essa divisão da equipe Williams de F1.
No caso do FW-EVX Concept, a empresa não revelou as possíveis especificações mecânicas e seu possível rendimento. De acordo com Craig Wilson, responsável máximo dessa divisão, a plataforma FW-EVX é o exemplo físico da tecnologia e do know-how guardado pela Williams, e trata de mostrar que podem tornar os modelos elétricos mais leves, seguros e ecológicos com essa plataforma genérica do que com um projeto convencional. A plataforma completa é escalonada, por isso pode acomodar numerosas combinações de motor e baterias, assim como servir de base para qualquer tipo de veículo.