WULING NANO EV: UM IMPULSO PARA A MOBILIDADE URBANA ELÉTRICA

A Wuling pode orgulhar-se de ser uma das autênticas referências da mobilidade urbana elétrica na China. Esta marca tem em sua linha um dos veículos elétricos mais populares entre os chineses, o Hongguang Mini EV. Agora, com o objetivo de consolidar essa posição líder e poder aumentar sua participação de mercado, será introduzido um novo modelo, o Wuling NanoEV.
Está tudo pronto para a chegada do novo NanoEV aos concessionários Wuling, mas antes passará pelo Salão de Tianjin 2021. Para celebrar em alto estilo seu lançamento comercial, a marca realizou uma colaboração com a Disney para a introdução de uma série limitada. Uma versão que faz referência direta ao filme ‘Zootopia’ através de vários detalhes no exterior e interior.
Uma das chaves determinantes do NanoEV é que não se trata de um carro de desenvolvimento novo. Este modelo está diretamente conectado com o Baojun E200. Basta dar uma olhada em ambos os veículos para percebermos que têm uma semelhança realmente suspeita. Até certo ponto este tipo de colaboração é lógica, já que Wuling e Baojun estão conectadas através de uma joint-venture que tem a participação, entre outras empresas, da General Motors.
O novo elétrico da Wuling tem dimensões realmente reduzidas, o que lhe permite lidar em ambientes urbanos. Com apenas 2.5 metros de comprimento, conta com um raio de giro de 3.8 metros. Será um veículo ágil. O grosso das vendas de carros elétricos na China se concentra nas cidades. É por isso que os microcarros estão sendo fundamentais na expansão do veículo elétrico no país asiático.
O Wuling NanoEV mede 2.497 mm de comprimento, 1.526 mm de largura, 1.616 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 1.600 mm.
O NanoEV possui uma autonomia máxima de 305 quilômetros segundo o ciclo de homologação aplicado na China e que, lembrando, é muito menos restrito que o padrão WLTP. Em condições mais reais essa cifra estará mais próxima dos 200 km. Em relação aos tempos de carga, a bateria pode ser recarregada em uma tomada doméstica ou utilizar um carregador de 6.6 kW que permite completar todo o processo em 4 horas e meia.
A Wuling deu uma ênfase especial na oferta de um alto nível de segurança. A carroceria está construída com uma estrutura de aço de alta resistência. Também está equipado com airbags dianteiros, fecho de segurança para crianças, Isofix, sensores traseiros de estacionamento e assistente de partida em rampas, entre outras tecnologias.
Com relação ao custo do novo NanoEV, o preço será crucial. Sem terem surgido todas as tarifas, está previsto que esteja disponível a partir de aproximadamente o equivalente a 16.800 reais. Se esse preço for confirmado, a diferença com o mencionado E200 será considerável, já que o modelo da Baojun ronda os 45.800 reais.