XPENG P7 ESTABELECE NOVO RECORDE: 3.000 KM DE VIAGEM AUTÔNOMA

Mais de 3.600 km é a distância que separa as cidades chinesas de Guangzhou e Pequim. A mesma distância percorrida pelo XPeng P7 utilizando seu sistema de condução autônoma quase sem intervenção humana, um recorde em viagens mais longas de condução autônoma.
Na verdade, a equipe realizou esse total de 3.600 km de viagem entre ambas as cidades, embora a verdadeira prova tenha sido os quase 3.000 km (2.930 km para ser mais exatos) que o Xpeng P7 realizou sob o controle do sistema NGP (Navigation Guided Pilot), precisando de apenas 0.71 intervenções humanas a cada 100 km, uma média que o coloca na frente de seus rivais e que foi confirmada como a condução autônoma mais longa em um carro de passeio de produção em série.
Sob o uso desse NGP, a Xpeng destaca que foi obtida uma taxa de 94.41% de ultrapassagens e mudanças de faixa em autopista realizadas com sucesso durante os 8 dias que durou a viagem e prova, enquanto que em relação a entradas e saídas da estrada a taxa de êxito se situa em 92.76% e de 94.95% ao entrar em túneis.
A viagem foi realizada com uma frota entre 12 e 15 P7 dependendo do dia, acompanhados por um total de 228 jornalistas automotivos, assim como especialistas e entusiastas dos veículos elétricos, que chegaram a visitar 10 cidades da China durante sua viagem pela costa oriental do Gigante Asiático, perfeita para encontrar as condições mais complexas e representativas das estradas do país e ver como se comporta o sistema de condução autônoma da XPeng diante delas, inclusive em situações de chuva e em estradas de montanha.
Para alcançar esse sucesso com o NGP, descrito pela própria empresa como “o sistema de condução autônoma mais avançado para um veículo de série na China”, utiliza um total de 14 câmeras, radares de ondas de 5 mm, 12 sensores ultrassônicos, GPS de alta definição e o uso da plataforma NVIDIA Xavier, além dos sistemas de freios Bosch iBooster. Tudo isso em um XPeng P7 que também se destaca por ser o único veículo de produção com uma câmera dual de 360 graus e um radar com sistema de percepção que o converte em um dos carros mais seguros de sua classe.