ZAGATO AGTZ TWIN TAIL: INSPIRADO NOS MODELOS ALPINE DE COMPETIÇÃO DOS ANOS 60

A Zagato volta à cena mais uma vez. Não é nenhuma novidade que as criações do designer e encarroçador italiano deixam todos maravilhados na frente da tela, e sua mais recente criação não seria diferente. Chama-se Zagato AGTZ Twin Tail e na realidade é um Alpine A110 do qual só serão fabricados 19 exemplares. Será apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este no próximo mês de maio e, apesar do seu preço de partida de 650.000 euros, metade das unidades já foram vendidas. As entregas começarão em outubro de 2024.
O AGTZ Twin Tail toma como inspiração um dos carros de corrida normalmente esquecidos da marca francesa nos anos 60, o Alpine 220. Este modelo de cauda longa foi projetado para vencer as 24 Horas de Le Mans, embora nunca tenha conseguido. Em uma tentativa em dar-lhe alguma vitória em competição, a Alpine cortou a cauda de um exemplar e o inscreveu a outras corridas, onde conseguiu algum pódio.
Uma obra-prima bem ao estilo Zagato
Embora o principal atrativo deste particular Zagato seja sua parte traseira, a empresa modificou a carroceria do Alpine A110 por completo. A grade e os faróis do Alpine A110 foram redesenhados, dando lugar a uma entrada de largura completa, faróis bem retro e um capô com duas grandes ventilações. Na vista lateral, há alterações nas janelas e nas rodas.
Para completar, surge um teto de dupla bolha, um clássico na Zagato e na competição. Já na traseira, não só impacta o design, mas também o apêndice de fibra de carbono que foi criado para ser montado e desmontado a gosto do proprietário. Com isso, foram modificadas tanto a estética como a praticidade do Zagato AGTZ Twin Tail.
A Zagato não revelou as especificações de desempenho, nem se há mudanças no motor de 1.8 litros do Alpine A110. Lembrando que a gama vai dos 255 cv até os 300 cv. De qualquer forma, o CEO da empresa, Andrea Zagato, enfatiza que, assim como outros veículos da empresa, é um gran turismo, não um carro de corridas.