ZAROOQ SAND RACER 500 GT: O REI DO DESERTO
Se existe algo que os árabes da Zarooq Motors entendem é de carros capazes de atravessar o deserto como se estivessem passeando por uma estrada nas montanhas. Seu último lançamento é o Zarooq Sand Racer 500 GT, uma mistura de esportivo e todo-terreno impulsionado por um motor V8 de 525 cv capaz de alcançar os 220 km/h sobre a areia.
A primeira vez que se viu o Zarooq Sand Racer foi há dois anos. Naquela ocasião era um carro concebido tanto para competição como para o uso nas ruas, equipando um ‘modesto’ motor V6 3.5 de 309 cv. Agora isso mudou, pois de acordo com o fabricante localizado nos Emirados Árabes, as expectativas de seus clientes são mais altas. Razão pela qual o 500 GT utiliza um motor aspirado de 6.2 litros LT1 de origem General Motors. Porém, não é o seu motor que chama mais a atenção.
Essa mescla entre SUV e Coupe de duas portas tem qualidades de sobra para mover-se pelas dunas do deserto. Mede somente 4.2 metros, que é aproximadamente a medida de um Citroën C3 Aircross ou de um Toyota GT86. Além disso, pesa por volta de 1.300 quilos, valendo também as comparações anteriores. O resultado é uma espetacular relação entre peso e potência de 2,48 kg por cv, número que o coloca na categoria dos superesportivos.
O que talvez possa surpreender a alguns é que o Zarooq Sand Racer 500 GT não é um 4×4. As únicas encarregadas de movê-lo são as rodas traseiras, algo que não deve deixar dúvidas sobre o seu comportamento sobre a areia, tanto é que esses carros têm sua própria categoria no Dakar.
No mais, conta com todo o necessário para enfrentar qualquer desnível: suspensão ajustável na altura em até 45 cm, carroceria preparada para permitir ângulos de ataque e saída enormes e transmissão manual de cinco velocidades configurada para espremer o máximo o motor.
As primeiras cinco unidades do Sand Racer 500 GT já estão sendo fabricadas e cada uma custará por volta de 450.000 dólares.