ZEEKR M-VISION CONCEPT: UMA ALTERNATIVA AO VOLKSWAGEN ID. BUZZ AUTÔNOMO JÁ É REAL

A Geely mais uma vez se superou, desta vez encarando a Volkswagen. O gigante chinês tornou-se a pedra no sapato dos alemães, apresentando o inovador Zeekr M-Vision Concept. Embora a marca o trate como um concept car, poucos detalhes variarão no modelo de produção que estará em circulação em 2024 nos Estados Unidos.
A proposta da Zeekr é um novo modelo de mobilidade compartilhada, elétrico e com um design muito vanguardista e sem concessões. Uma carroceria de uma só peça que apresenta a superfície envidraçada perfeitamente integrada, sem pilares centrais e com um amplo para-brisa em forma de cunha que se integra no capô através de uma peça em ‘Piano Black’ na qual se encontram instalados os faróis dianteiros. A parte traseira é de policarbonato com o mesmo acabamento e as lanternas integradas.
Suas portas laterais são de abertura e fechamento deslizante e automatizadas, que por fora se abrem apenas tocando um botão ao aproximar-se, acessando a um interior onde a modularidade é máxima. Conta com duas filas de bancos e cinco lugares, os traseiros montados sobre uma banqueta - admite passageiros de até 1.95 metros de altura - e os dianteiros giratórios 360º, de modo que a versatilidade e a funcionalidade são enormes.
O Zeekr M-Vision Concept foi desenvolvido integralmente na Suécia, o que é um indício do minimalismo do interior, onde não existem alto-falantes nem tubos de ventilação, somente alguns finos botões, além de telas de alta resolução para o trabalho ou entretenimento durante os trajetos. A marca chinesa foi contida nos detalhes técnicos, mas se sabe que conta com um avançado sistema de condução autônoma de nível 4, a última geração do software ‘Waymo Driver’, de modo que não requer de supervisão humana.
Este modelo, que estará operativo comercialmente nos Estados Unidos a partir de 2024, está preparado para ser utilizado ininterruptamente durante 16 horas diárias, e para rodar um máximo de meio milhão de quilômetros em um prazo de cinco anos, o que dá uma ideia da durabilidade do seu sistema de propulsão, especialmente a capacidade da bateria. São detalhes técnicos que a Zeekr ainda guarda em segredo, mas que não demorará muito para revelar.