2015 - SKODA FABIA
A Skoda revelou o design da nova geração do Fabia, numa antevisão da apresentação oficial que irá ocorrer em outubro no Salão do Automóvel de Paris. A atual geração do Fabia está no mercado há sete anos sendo o segundo modelo mais vendido da marca checa, depois do Octavia. A Skoda acredita que a nova geração irá ajudar a impulsionar as vendas do Fabia na Europa.
Em termos de dimensões o novo Fabia mantém os quatro metros de comprimento, mas é 30 mm mais baixo e 90 mm mais largo relativamente ao seu antecessor. Além de permitir um aumento do espaço interior, as novas dimensões do Fabia dão ao carro um visual mais sólido e mais contemporâneo. O espaço de carga deve aumentar para cerca de 330 litros.
O Diretor de Design da Skoda, Jozef Kaban, afirma que o novo modelo inicia uma mudança decisiva na linguagem de design da marca.
"Nos últimos anos, a Skoda tem ganho nome graças à produção de carros com grande funcionalidade e espaço interior acima da média", referiu Kaban. "Nós sentimos que agora é o momento certo para criar uma ligação mais forte entre a funcionalidade dos nossos carros e um design expressivo e emocional."
Segundo Kaban, a Skoda focou-se na criação de um veículo mais esportivo com um design mais marcado durante o processo de desenvolvimento do novo Fabia. O Diretor de Design da Skoda diz que “o resultado é um carro jovem compacto, novo e moderno, que estabelece novos padrões no seu segmento.”
Linha de motores
Com a nova geração do Fabia, a Skoda aposta na eficiência e na redução de emissões de CO2. A linha de lançamento do novo modelo será composta por quatro motores a gasolina e três motores diesel. Todos irão cumprir as normas de emissões EU6.
A linha de motores a gasolina inclui motores de três e quatro cilindros. Os motores 1.0 MPI de três cilindros têm injeção indireta, enquanto que as versões turbo de quatro cilindros 1.2 TSI têm injeção sedimentada. A potência varia entre os 60 e os 110 cv.
Os motores diesel incluem três versões do mesmo motor três cilindros turbo de injeção direta 1.4. A potência varia entre os 74 e os 103 cv. O novo Skoda Fabia poderá ser combinado com uma caixa manual ou com uma caixa de dupla embreagem DSG.
A Skoda anunciou igualmente o lançamento de uma nova versão Greenline para o final de 2015 que será baseada no motor diesel 1.4 litros de 75 cv. De acordo com a marca checa, a nova versão terá um consumo médio de 3.1litros/100km e irá produzir 82g/km de emissões de CO2. No geral a Skoda informa que a nova linha Fabia será 17% mais eficiente do que a geração atual.