2016 - ACURA PRECISION CONCEPT
Os fabricantes de modelos de luxo estão realizando um extenso trabalho no Salão de Detroit. A Acura é um deles, a marca Premium da Honda que tem nos Estados Unidos seu principal mercado, apresenta na capital do automóvel o Acura Precision Concept, um protótipo de sedan de grande tamanho e aspecto esportivo, que por outro lado, chega para mostrar o design que terão os seus próximos lançamentos.
Ou seja, a marca não está adiantando a chegada de um novo sedan com estas características. Talvez uma das razões seja o seu descomunal tamanho. Exagerado em todas as suas dimensões, mede 5.180 mm de comprimento, 2.130 mm de largura e 1.320 mm de altura. São números que nada têm a ver com um veículo deste segmento. É, portanto, um avançado exercício de design protagonizado pela equipe de estilo da marca na Califórnia.
A frente apresenta uma enorme grade de estilo diamantado, um acabamento que também chega aos finos e afilados faróis dianteiros em LED. Os traços são muito angulosos, talvez não tanto como na Lexus, mas revelam uma traseira mostrando duas proeminentes saídas de escape integradas em uma grande moldura metálica. O vidro traseiro parece querer dividir-se com um apêndice em sua parte superior e não faltam entradas de ar laterais, além de enormes rodas de liga leve.
O interior joga com a simplicidade e a simetria. Afasta-se de tradicionalismos e aposta em uma grande tela situada na parte central superior, onde é possível visualizar todos os detalhes do sistema multimídia. Surge ainda um volante de estranhas formas e um pequeno display digital que faz as funções de quadro de comandos. Os tons marrons, o contraste com o branco e a madeira faz deste protótipo um objeto de desejo.
O Acura Precision Concept chega a Detroit sem intenções de materializar-se em um modelo de produção. A marca estreia uma nova linguagem de design mais atrevida e esportiva, que chegará a futuros modelos. Não podemos descartar um futuro sedan com detalhes derivados do Precision Concept.