2019 - ACURA RDX

O Salão de New York 2018 foi o evento escolhido pela Acura, a divisão Premium da Honda, para revelar a versão definitiva do Acura RDX 2019, após tê-lo apresentado previamente em Detroit com o formato de protótipo, fato habitual nas apresentações da marca.
Assim como esperado, o novo modelo não parece diferenciar-se do protótipo prévio, que na realidade era somente uma versão de pré-produção do modelo. Uma prática habitual da marca japonesa.
Somente podem ser encontrados elementos menores que diferem entre ambos os modelos, como os espelhos retrovisores e o desenho da grade inferior. De resto, o novo RDX é idêntico ao RDX Prototype que foi mostrado em janeiro.
O novo RDX é uma forte aposta da marca japonesa, pois essa geração contará com uma plataforma totalmente nova, que segundo a marca, utiliza até 50% de aços de alta resistência, e que não compartilha com nenhum modelo da Honda, como era habitual até agora. Em relação às suas medidas, a nova geração é mais comprida e conta com eixos mais largos. A distância entre-eixos também foi incrementada em 6.35 cm.
Essa geração perde o motor V6 anterior e recebe um novo 4 cilindros de 2.0 litros turbo alimentado que entrega poucos cv a menos, 275 cv em relação aos 283 cv que produzia o V6, mas agora com 380 Nm de torque máximo a somente 1.600 rpm, 38 Nm a mais que o V6, e com um consumo notavelmente menor.
Esse motor surge acoplado a uma nova transmissão automática de 10 velocidades, especialmente calibrada para extrair toda a potência possível do propulsor turbo alimentado. O RDX 2019 conta com 4 modos de condução (Snow, Comfort, Sport e Sport ) e opcionalmente pode contar com o sistema de tração total com a vetorização do torque Super Handling All-Wheel Drive.
Uma vez apresentado, o novo Acura RDX 2019 chegará aos concessionários antes do final deste ano, embora por enquanto não tenha sido revelada a data exata. O que foi confirmado é que contará com uma futura versão esportiva ‘A-Spec’, como outros modelos da linha.