1995 - ALFA ROMEO 155 V6 TI ‘JÄGERMEISTER’
Como não poderia ser de outra forma, a lista de ganhadores do Campeonato Alemão de Turismos DTM, sempre esteve composta por veículos de marcas alemãs, ou pelo menos foi assim até que em 1993 uma marca italiana deu um soco sobre a mesa com o Alfa Romeo 155 V6 TI.
Em 1993 os italianos conseguiram roubar o título dos fabricantes alemães com o Alfa Romeo 155 V6 TI ‘Jägermeister’. Um exemplar deste monstruoso modelo fabricado em 1995 será leiloado pela RM Sotheby’s no leilão de Paris que acontecerá em 2022.
Para aqueles que não estão familiarizados com as corridas de turismos, o Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, ou DTM, foi e é uma série de corridas que aconteceu entre 1984 e 1996 até que os custos dispararam. Este campeonato reviveu no ano 2000.
O décimo aniversário ou a décima temporada de qualquer competição é um marco importante, e no principal campeonato de turismos da Alemanha, esperava-se um interessante duelo entre Audi, Mercedes-Benz e BMW, no entanto, a Alfa Corse, a equipe oficial da Alfa Romeo teve uma ideia muito diferente. O então novo regulamento de turismos da classe 1 da FIA para aquele ano limitava os motores a um máximo de 6 cilindros e 2.5 litros de cilindrada, o que encaixava claramente com o legendário engenheiro Giuseppe Busso.
O motor do Alfa Romeo 155 V6 TI era um bloco V6 a 60 graus que produzia 420 cv de potência e alcançava as 11.500 rpm. Com Nicola Larini ao volante, a Alfa Corse ganhou 11 corridas no primeiro ano, ficando assim com o campeonato. Não satisfeito com isso, o Alfa Romeo 155 V6 TI chegou a acumular um recorde histórico de 38 vitórias na DTM.
No sétimo final de semana da temporada de 1995, o piloto Michael Bartels conseguiu a vitória. A forte concorrência durante o resto da temporada acabou com um décimo lugar no campeonato de pilotos para Bartels, que também se colocaria no posto número 24 do Campeonato Internacional de Turismos (ITC).
Sem se deixar abater por isso, em 1996, Bartels e o carro foram para a JAS Motorsport. Foi então que o automóvel recebeu sua decoração Jägermeister. Este era um território familiar para Bartels, que havia corrido em um 155 patrocinado pela Jägermeister para a equipe Schübel em 1994. No entanto, isso não era tudo. Na preparação para a temporada 1996, o chassi Dallara do automóvel estava equipado com o mais recente pacote aerodinâmico. Sob o nome oficial ‘Jägermeister JAS Motorsport’, Bartels seguiu competindo tanto na DTM como no ITC.
A partir desse momento decidiu-se que o investimento necessário para competir nessas modalidades era excessivo. Opel e Alfa Romeo abandonaram essas competições após a temporada de 1996, deixando só a Mercedes-Benz e colocando um ponto final na aventura.
Após o desaparecimento da série, este Alfa Romeo 155 V6 TI que aparece nas imagens foi incorporado a uma coleção privada até que foi atualizado e devolvido à vida recentemente visando ser leiloado.