2022 - ALFA ROMEO C42 F1 TEAM ORLEN

Este é o C42, na sua plena glória. O mais recente monolugar de corridas do Alfa Romeo F1 Team ORLEN foi finalmente revelado, apresentando-se em uma apelativa decoração em vermelho e branco, completando um grid de concorrentes àquela que promete ser uma temporada incrível de Fórmula 1.
Depois de uma semana de testes em Barcelona, o C42 foi apresentado através de um conjunto de imagens e vídeos divulgados simultaneamente para os meios de comunicação e fãs de todo o mundo.
O Alfa Romeo F1 Team ORLEN C42 é o primeiro monolugar produzido em Hinwil dentro do novo pacote orçamentário regulamentar e para a nova era da Fórmula 1 que se inicia em 2022. Projetado por uma equipe liderada pelo Diretor Técnico Jan Monchaux, o C42 representa um corte radical com o passado, abraçando as possibilidades ditadas pelo novo fundo com efeito de solo, pela atualização do pacote aerodinâmico e pelos pneus de baixo perfil de 18 polegadas. Alimentado por um novo e evoluído motor Ferrari, o C42 é uma máquina projetada para as batalhas, sob novos regulamentos, os quais irão permitir confrontos mais diretos e lutas ao longo de todo o pelotão, desde os lugares da frente aos de trás do grid.
A nova decoração representa um aceno impressionante, mas sutil, ao passado, recordando designs históricos de anos idos e a herança da Alfa Romeo e da Sauber Motorsport, dos 30 anos que a equipe de Hinwil conta na Fórmula 1.
Criação do Centro Stile Alfa Romeo, a nova decoração dá ao monolugar uma identidade poderosa e identificável. A pintura representa uma mistura perfeita das duas cores dominantes, vermelho e branco. A área do motor é pintada em vermelho, com uma seção diagonal que transmite o dinamismo da carroceria do monolugar. O histórico lettering ‘Alfa Romeo’ enquadra-se na diagonal como referência ao início do século XX, quando os carros de corrida da marca os estrearam na década de 1920. Abaixo surge a referência ‘Tonale’, nome do primeiro C-SUV que foi recentemente revelado. Representando a competição e a esportividade, o símbolo ‘Quadrifoglio’ pode ser encontrado na parte superior, em linha com a diagonal que divide os tons vermelho e branco. A bandeira italiana surge na parte de trás do spoiler, integrando orgulhosamente a marca ‘Alfa Romeo’.
Pelas mãos de Valtteri Bottas, vencedor de 10 Grandes Prêmios, e de Zhou Guanyu, o primeiro piloto de F1 oriundo da China e o único estreante no grid de 2022, o C42 está, dessa maneira, pronto para impressionar.
Jean Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo: “O campeonato de 2022 promete ser o mais convincente dos últimos anos. Os novos regulamentos, o novo ‘line-up’ de pilotos e um monolugar novinho em folha representam uma verdadeira revolução para a F1 e, em especial, para a equipe. Na Alfa Romeo, pretendemos aproveitar todas as oportunidades que irão surgir. Também para a Alfa Romeo, o ano de 2022 representa um ano de ‘metamorfosi’. Com o Tonale, a marca olha para o futuro da era da eletrificação e conectividade, mantendo-se fiel ao seu DNA da nobre esportividade italiana que remonta a 1910. Foi por isso que fomos claros sobre a colocação do nome ‘Tonale’ no monolugar. Mal podemos esperar para ver os semáforos vermelhos se apagarem para dar início a um excitante campeonato de F1”.
Frédéric Vasseur, Diretor de Equipe do Alfa Romeo F1 Team ORLEN: “O início de uma época é sempre um momento emocionante, em que vemos o fruto do trabalho de centenas de pessoas, ao longo de um longo período de tempo. O C42 é um carro que desejamos começar a ver correr, não só porque é o primeiro que construímos neste novo ciclo de regulamentos, em que a competição deverá ser mais direta e mais emocionante, mas porque também temos a máxima confiança nele, ajudando a equipe a dar um grande passo à frente em direção aos lugares da frente da grid”.
Jan Monchaux, Diretor Técnico do Alfa Romeo F1 Team ORLEN: “Numa altura em que revelaamos o C42, pode parecer o início de uma nova temporada: sabemos, no entanto, que este lançamento é apenas um marco numa viagem muito mais longa, em que toda a nossa equipe em Hinwil investiu tanto tempo, recursos e energia. Projetar e construir este carro mostrou-se um enorme empreendimento e podemos nos orgulhar do que conseguimos, mas o nosso trabalho não está concluído. Como sempre acontece com um novo ciclo de regulamentos, a curva de desenvolvimento alcançará o seu ponto mais alto durante a temporada, sendo que precisamos continuar extraindo novos níveis de performance do C42 para alcançar a progressão que, para nós próprios, definimos como objetivo”.
Valtteri Bottas, Piloto do Alfa Romeo F1 Team ORLEN: “Estou impressionado com o nosso novo carro, o C42. É o meu primeiro no Alfa Romeo F1 Team ORLEN, claro, o que o torna especial, de modo que estou ansioso por estar no grid de Bahrein com ele. O mais excitante é o fato de que não fazemos ideia de como será essa primeira corrida. Os testes nos ajudaram a confirmar as expectativas de onde nos encontramos, os progressos que fizemos com o carro, mas agora estamos nos aproximando do momento que realmente importa. Desde que cheguei, tenho visto uma enorme motivação em toda a equipe: toda as pessoas estão trabalhando muito, tentando fazer mais do que os outors para ser competitivos, algo que, por sua vez, me dá esse empurrão extra quando estou sentado no cockpit”.
Zhou Guanyu, Piloto do Alfa Romeo F1 Team ORLEN: “Estou completamente preparado para a temporada e ver o C42 com a decoração definitiva com a qual vou correr tornar-se real. Estamos no início de uma nova era, com carros novos e novos regulamentos, e isso cria uma oportunidade para todas as equipes progredirem, uma vez que estamos todos começando do zero. Todas as pessoas no Alfa Romeo F1 Team ORLEN têm-se mostrado incrivelmente disponíveis desde que cheguei e ver todo o trabalho árduo, o empenho e motivação de todos, em Hinwil e na pista, enche-me de orgulho e de emoção. Mal posso esperar para estar no grid com este carro e trabalhar com a minha equipe para trazer para casa os resultados que, em conjunto, pretendemos alcançar”.
Robert Kubica, Piloto Reserva do Alfa Romeo F1 Team ORLEN: “O início de uma nova temporada é sempre um momento em que as expectativas, as esperanças e os planos se reúnem: este ano, as apostas são ainda maiores, uma vez que estamos dando um salto para o desconhecido com os novos regulamentos. Uma quantidade incrível de trabalho foi posta na concepção deste carro, o C42, e estou ansioso para ver o que a equipe pode alcançar com ele. Neste meu papel, pretendo prestar o máximo de ajuda possível no desenvolvimento do monolugar: sabemos quão grandes são as margens de melhoria nesta fase da vida de um carro e sabemos que cada ‘upgrade’ pode fazer a diferença, pelo que o trabalho que fazemos na base vai ser crucial para alcançar resultados em pista”.