2022 - ALFA ROMEO STELVIO

Embora já sejam modelos veteranos, os Alfa Romeo Giulia e Stelvio 2022 continuam sendo uma referência dinâmica em seus respectivos segmentos. Agora, veem reforçados seus argumentos comerciais com um maior equipamento de série, pelo menos no mercado americano.
Assim, o sedan italiano chega de fábrica com numerosos assistentes à condução ADAS, como o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de luzes de estrada, alerta de ângulo morto, alerta de saída de faixa e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Além disso, os elementos de conforto foram incrementados: bancos traseiros aquecidos, base de carga sem fios, sistema de ionização do ar e navegador. Nos acabamentos Sprint, Veloce e Quadrifoglio também são de série os faróis bi-xênon adaptativos e a grade escura.
O panorama é praticamente idêntico para o SUV Stelvio, com um equipamento de segurança e conforto de maior nível. No interior, as versões Sprint e Veloce dispõem de aletas de câmbio em alumínio montadas na coluna da direção.
Mecanicamente, não há nenhuma mudança, de modo que tanto o Giulia como o Stelvio 2022 seguem confiando em um motor turbo a gasolina de 2.0 litros e em outro turbodiesel de 2.2 litros. Em ambos os casos, as potencias oscilam entre 160 e 280 cv, sem contar é claro com a versão Quadrifoglio.
Esta última opção continua montando o propulsor 2.9 V6 biturbo, com 510 cv e 600 Nm. Lembrando que também houveram alguns Giulia muito especiais, os GTA e GTAm, com 540 cv, cuja tirada de 500 unidades já esgotou.
A próxima novidade da Alfa Romeo será o SUV compacto Tonale, que contará com uma versão híbrida plug-in, a primeira na história da marca italiana. Mais adiante, também veremos um crossover grande, capaz de rivalizar com o Audi Q7, o BMW X5 e o Mercedes-Benz GLE.
Cabe lembrar que os novos modelos da marca italiana compartilharão plataformas, motores e tecnologia com os futuros DS e Lancia. O grupo Stellantis assim decidiu para reduzir custos e rentabilizar ao máximo estas empresas.