2019 - ALFA ROMEO DISCO VOLANTE SPYDER

Um dos modelos mais midiáticos e admirados que foi apresentado pelos italianos da Touring Superleggera nos últimos anos foi a nova série Disco Volante. Realizada sobre a base do Alfa Romeo 8C Competizione, esta edição limitada esteve disponível em duas versões de carroceria e a apresentação de ambas atraiu a atenção de todos desde o primeiro momento, isso devido ao espetacular design de ambos os modelos e sua relação com o mítico clássico do mesmo nome.
Primeiro foi apresentado o Alfa Romeo Disco Volante em sua versão Coupe, o que aconteceu em 2012. Este contou com uma produção muito exclusiva de somente 8 exemplares e era baseado no mítico Alfa Romeo C52 ‘Disco Volante’, projetado por Carrozzeria Touring em 1952. Poucos anos depois, em 2016, foi revelada a versão aberta deste modelo, o Alfa Romeo Disco Volante Spyder, do qual só foram construídos 7 exemplares.
O exemplar que aparece nas imagens é o de número 4 da série de 7 que foram fabricados da versão aberta Spyder, como demonstra a placa numerada que se encontra no interior do veículo. Embora a Touring Superleggera tivesse fabricado o modelo em edição limitada, todas e cada uma das unidades contaram com uma cor e configuração estética únicas, de modo que todos eles podem ser considerados peças únicas. Neste caso trata-se de uma unidade que saiu das oficinas do encarroçador italiano com a carroceria pintada em um atraente tom verde British Racing Green, cor que também podemos encontrar em zonas do habitáculo, em combinação com os acabamentos em alumínio e fibra de carbono exposta.
Desconhecemos o valor que estão pedindo por este modelo, pois o especialista suíço que o anunciou não revelou seu preço, mas podemos esperar que seja uma cifra muito alta. Seu caráter único e a dificuldade de encontrar outros exemplares disponíveis no mercado apontam para um preço de pelo menos 6 cifras em euros.
Os Alfa Romeo Disco Volante by Touring Superleggera eram baseados realmente no Alfa Romeo 8C Competizione, o esportivo de motor dianteiro, tração traseira, estilo retro e produção limitada que foi fabricado pela marca de Milão entre 2007 e 2010. Assim como o modelo doador, os Disco Volante utilizam um motor V8 de 4.7 litros procedente do catálogo da Ferrari que entrega 450 cv e 480 Nm de torque máximo. Conta com tração traseira e uma transmissão manual de 6 velocidades tipo transaxle. Apesar de seu aspecto exterior, inspirado no clássico da Touring, no interior basicamente surge o mesmo habitáculo e os comandos do Alfa Romeo 8C, embora também conte com elementos de decoração próprios.