2023 - ALPINE A110 R

Embora a Alpine viesse mostrando detalhes do modelo há algum tempo, apenas esta semana o fabricante francês mostrou todos os pormenores do novo Alpine A110 R. Trata-se de uma versão muito esperada que completa a linha A110. Uma versão extrema, mais leve, mais afilada, inspirada ainda mais no esporte a motor.
O A110 R distingue-se por um intenso trabalho de aliviamento que permitiu rebaixar seu peso até os 1.082 quilos, ou seja, 34 a menos em comparação com o A110 S. A aerodinâmica também foi retocada. Pela primeira vez na linha A110, algumas peças como o capô, a janela traseira e o difusor, foram redesenhadas e, portanto, são específicas desta versão.
Numerosos elementos inspirados no esporte automobilístico foram adicionados ao novo Alpine A110 R. O aerofólio traseiro específico de estilo pescoço de cisne, o fundo plano e o difusor foram redesenhados, enquanto que as rodas de fibra carbono oferecem maior estabilidade nas curvas e em altas velocidades. O A110 R apresenta uma carga aerodinâmica significativamente traseira.
A parte frontal está equipada com a mesma lâmina de carbono do A110 S, mas com entradas de ar integradas no para-choque que ajudam a minimizar a resistência ao ar e a melhorar sua velocidade máxima. A aerodinâmica da frente foi otimizada para conseguir um equilíbrio com o novo chassi.
O difusor foi redesenhado para oferecer uma experiência de condução incomparável e um aspecto espetacular. Construído em carbono e fibra de vidro para economizar peso, também responde perfeitamente aos desafios da aerodinâmica.
Os engenheiros também trabalharam no sistema de escape. O tubo duplo que caracteriza o A110 recebe neste caso uma parede dupla em impressão 3D para isolar os gases de escape e proteger as peças próximas.
Graças ao uso intensivo da fibra de carbono tanto no exterior como no habitáculo, o novo Alpine A110 R pesa 34 kg a menos que o A110 S. Com uma relação peso/potência rebaixada para 3.6 kg/cv.
Foi utilizado fibra de carbono para o capô do novo Alpine A110 R. As rodas também são fabricadas completamente de fibra carbono e reduzem seu peso em 12.5 kg em comparação com as do A110 S.
A janela traseira, elaborada integralmente em carbono, se converte na peça central da parte traseira do carro. Cobre o compartimento do motor, incorporando a terceira luz de freio em seu centro. Duas telas de admissão também fazem parte desta janela traseira para fornecer ar ao motor e incorporam o motivo gráfico ‘snow flake’ característico da marca Alpine.
Os bancos bucket Sabelt Track do novo A110 R são fabricados integralmente em fibra de carbono e reduzem o peso do carro em 5 kg em conjunto.
Impulsionado por um motor 1.8 turbo alimentado de 4 cilindros acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem com 7 velocidades, o novo Alpine A110 R conta com 340 Nm de torque disponíveis a partir de 2.400 rpm, enquanto que a potência máxima de 300 cv se alcança a 6.300 rpm. Com a função Launch Control, o novo esportivo alcança os 100 km/h em apenas 3.9 segundos, com uma velocidade máxima de 285 km/h.
O chassi foi ajustado e atualizado na medida para oferecer um desempenho sem precedentes para seu uso em circuito. A altura é 10 mm menor que a do A110 S. Com os amortecedores ajustáveis, a altura pode ser reduzida 10 mm amais para desfrutar de uma experiência definitiva em pista. As barras estabilizadoras específicas são 10% mais rígidas no eixo dianteiro e 25% no eixo traseiro em comparação com o A110 S. As molas da suspensão oferecem outros 10% a mais de rigidez nas partes dianteira e traseira para um alto nível de apoio da carroceria.
O novo modelo está equipado de série com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 medindo 215/40 R18 no eixo dianteiro e 245/40 R18 no traseiro. O sistema de freios de alto desempenho assinado pela Brembo é composto por discos de 320 mm de diâmetro na frente e atrás.
Os pedidos poderão ser realizados na Europa a partir deste mês de outubro de 2022 com um preço partindo de 103.000 euros.