2022 - ALPINE A110 S

Para o próximo ano, a Alpine decidiu introduzir mudanças na linha do seu único produto: o A110. Desta forma, o esportivo de motor central adota diferentes filosofias para cada uma de suas três versões disponíveis, ao mesmo tempo que se beneficia de um sistema multimídia com uma conectividade melhorada e uma calibração do motor otimizada, que permite elevar tanto a potência como o torque máximo do motor turbo alimentado de 4 cilindros.
Alpine A110
Trata-se do modelo que foi revelado em 2017, um produto que combina leveza e dinamismo graças a uma ótima distribuição de pesos de sua massa (44% na parte dianteira e 56% na traseira), um propulsor em posição central traseira e apenas 1.102 quilos no vazio, tudo isso para oferecer uma experiência de condução fiel ao Berlinette original.
Esta versão de acesso à linha conta com o chassi ‘Alpine’, bancos Sport reguláveis em duas posições, um motor que desenvolve 252 cv de potência e um torque máximo de 320 Nm, assim como freios Brembo de 296 mm de diâmetro em ambos os eixos. As rodas são de 17 polegadas e são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 em medidas 205/45 R17 na dianteira e 235/45 R17 na traseira.
Alpine A110 GT
Esta versão é a mais orientada para o conforto e a elegância, sem perder de vista a eficácia em curvas. Distingue-se por uma tonalidade cinza tormenta, insígnias ‘GT’ na parte traseira e nas soleiras das portas, e rodas de 18 polegadas em preto diamantado, além da presença de bancos Confort de couro com costuras de cor azul reguláveis em seis posições e o Park Assist (com câmera de marcha ré incluída). Assim como o A110 padrão, conta com o chassi ‘Alpine’, mas o seu motor de 1.8 litros desenvolve 300 cv de potência e um torque máximo de 340 Nm, acompanhado do sistema de escape esportivo oferecido pela marca.
Este carro é capaz de alcançar os 100 km/h em 4.2 segundos (4.5 o A110) e seus freios de alto desempenho assinados pela Brembo contam com discos de 320 mm em ambos os eixos, com pinças de freio na cor laranja. Os pneus são os mesmos da citada versão de acesso e suas medidas se adaptam ao novo tamanho: 205/40 R18 no eixo dianteiro e 235/40 R18 no traseiro.
Alpine A110 S
Trata-se do A110 mais orientado ao circuito, pois conta com uma regulagem específica, um kit aerodinâmico, bancos Sabelt Sport e pneus semi-slick opcionais. Distingue-se por uma carroceria bitom exclusiva que combina um corpo na cor Laranja Fogo com um teto preto profundo, o logo S na parte traseira e nas soleiras das portas, assim como rodas de 18 polegadas no tom preto brilhante. Seu interior pode ser totalmente recoberto de microfibra com costuras em laranja e os pedais são de alumínio.
Para oferecer um desempenho ideal sobre a pista, a Alpine equipou pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect (215/40 R18 na dianteira e 245/40 R18 na traseira) e um kit aerodinâmico que permite elevar a velocidade máxima até os 275 km/h. Este kit é composto de uma lâmina dianteira de carbono, carenagem estendida na parte dianteira debaixo do carro para aumentar a eficácia do difusor traseiro e no solo plano, assim como um aerofólio traseiro de carbono. Com tudo isso, a carga aumenta em 141 quilos.
“O novo Alpine A110 S é o primeiro A110 dotado de um aerofólio traseiro. Os múltiplos testes do A110 S no túnel de vento revelaram a necessidade de um apoio aerodinâmico relevante, indispensável para liberar a velocidade máxima. Com o kit aerodinâmico conseguimos superar esse desafio. Com 275 km/h de velocidade máxima, o A110 S é ao mesmo tempo uma verdadeira beleza e um monstro de corridas disposto a desafiar o cronômetro”, destaca Antony Villain, diretor de Design da Alpine.
Assim como o A110 GT, o motor oferece 300 cv de potência e 340 Nm, sendo capaz de impulsionar essa versão até os 100 km/h em 4.2 segundos. Também é acompanhado do citado sistema de escape esportivo. No entanto, o A110 S conta com o chassi ‘Sport’, de maneira que as geometrias dos eixos dianteiro e traseiro são específicas, as molas aumentam sua rigidez em 50%, as barras estabilizadoras são vazadas para minimizar o peso e serem mais firmes, enquanto que a carroceria reduz sua altura em 4 mm e os batentes hidráulicos da direção estão calibrados para um controle ideal da carroceria. Em relação aos freios Brembo, seguem apresentando discos de 320 mm em ambos os eixos.
Conectividade melhorada
Por último, mas não menos importante, cabe destacar que a atualizada linha A110 chega equipada com o novo sistema multimídia Alpine com tela táctil de 7.0 polegadas, conexão Bluetooth e duas entradas USB. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, conta com comandos específicos situados atrás do volante, navegação de bordo com informação em tempo real e um menu específico opcional (denominado Alpine Telemetrics), que permite visualizar dados técnicos como a pressão do turbo, o ângulo do volante ou a temperatura da transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades, entre outras coisas.
“2021 é um ano histórico para a Alpine. É o ano de sua primeira participação na Fórmula 1, que terminou com uma vitória no Grande Prêmio da Hungria, e também o ano da continuidade do programa de Resistência da marca na categoria rainha. A nova linha A110 insere-se nessa perspectiva, sendo ao mesmo tempo mais simples e mais eficiente, e pretende ser o reflexo de nossas ambições no automobilismo”, comenta Laurent Rossi, CEO da Alpine. A empresa francesa anuncia que os pedidos poderão ser feitos a partir de hoje, dia 24 de novembro, em função dos países onde o modelo é comercializado.