2022 - ALPINE A110 GENDARMERIE

Se nos perguntassem qual é o carro de polícia mais bonito do mundo, provavelmente responderíamos que os novos Alpine A110 da Gendarmerie Nacional da França estariam entre eles. Lembrando que existem carros de polícia espetaculares espalhados por todos os cantos do planeta.
Recentemente, a Alpine entregou as duas primeiras unidades do Alpine A110 da Gendarmerie Nacional. Um veículo que, lembrando, é fabricado na Francia. Estes dois exemplares, que foram equipados com tudo o que é necessário para desenvolver as funções de veículo de resposta rápida pela empresa Durisotti, fazem parte de um pedido muito maior, já que o Ministério do Interior francês havia encomendado 26 exemplares do Alpine A110.
Como parte de um plano para modernizar e rejuvenescer a frota de carros patrulha, o mencionado Ministério realizou uma concorrência para escolher seus novos carros e a Alpine foi a ganhadora. Uma excelente notícia para a marca de Dieppe e, por que não dizer, um claro aceno ao passado. Pois convém recordar que o Alpine A110 clássico já foi utilizado pela Brigada de Intervenção Rápida (BRI) dos gendarmes franceses na década de 1970.
Os novos Alpine A110 da Gendarmerie Nacional são fabricados, como todos os A110, na fábrica da Alpine em Dieppe (França). Daí são enviados às instalações de Durisotti, onde são instalados todos os elementos encomendados pela Gendarmerie Nacional. Entre eles está a decoração exterior com rotulação refletiva, as luzes e sirenes, os painéis informativos, além de dispositivos de comunicação.
Em relação à base, trata-se do Alpine A110 Pure, que equipa um motor a gasolina 1.8 turbo de 4 cilindros que desenvolve 252 cv e 320 Nm de torque máximo. Um bloco que está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e 7 velocidades com a qual é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h.
Os Alpine A110 da Gendarmerie serão utilizados como veículos de resposta rápida. Tanto para patrulhar as autoestradas francesas como para missões de segurança viária e para a luta contra o narcotráfico. Dois destes 26 carros serão utilizados como veículos escola para formar os gendarmes em condução esportiva.