2023 - ANGELELLI D2 GRANTURISMO SUPERPERFORMANTE

No último mês de novembro falamos pela primeira vez da Angelelli Automobili, uma empresa emergente com sedes em Roma (Itália) e Austin (Texas), que na ocasião revelou o seu brutal Hintegrale, um renascer elétrico do emblemático Lancia Delta Integrale.
Agora, a Angelelli acaba de revelar o seu novo superesportivo, o chamado D2 Granturismo Superperformante, por enquanto apto somente para uso em circuito embora a marca anuncie uma versão Stradale. O seu ponto de mira está voltado para os modelos mais exóticos da Ferrari, Porsche e Lamborghini, e tem um preço de partida por volta de 450.000 euros.
O modelo que aparece nas imagens mede 4.60 metros de comprimento, 1.96 de largura e 1.22 de altura, com proporções clássicas de um GT italiano: um longo capô, musculosas laterais e uma traseira recolhida. O fabricante oferecerá duas configurações diferentes, ambas baseadas em um motor V8 de grande cilindrada.
O fabricante afirma que a estrutura do D2, de liga de titânio e alumínio, foi fabricada através de impressão 3D, de modo que não há juntas, soldas nem parafusos. O resultado é um carro muito rígido, mas que declara apenas 1.350 quilos em sua versão mais pesada.
Também cuidaram especialmente da aerodinâmica do carro, que é ativa, já que conta com 20 superfícies que se movem e que são controladas eletronicamente, variando a carga aerodinâmica entre 600 e 1.650 quilos. A marca afirma também que há oito desviadores de fluxo de ar que podem atuar como um ‘aerofreio’.
Quanto aos motores, como mencionado antes, serão oferecidas duas configurações diferentes. Por um lado, um propulsor de 5.7 litros V8 biturbo a gasolina, com 600 cv de potência e tração traseira, e por outro a chamada Sport, um híbrido plug-in baseado no mesmo 5.7 V8 biturbo, mas com a ajuda de um motor elétrico de 280 cv, para uma potência combinada de 850 cv e tração total.
No primeiro caso, o motor V8 convencional permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos, além de uma velocidade máxima de 330 km/h, enquanto que o sistema PHEV da versão Sport facilita um sprint de 0 a 100 km/h em 2.5 segundos e uma velocidade máxima de 350 km/h.
Não obstante, a Angelelli informou que a linha poderá ser ampliada em breve com a introdução de uma versão de hidrogênio e outra elétrica, esta última com tração nas quatro rodas e uma potência em torno de 800 kW ou 1.087 cv.
Por último, o habitáculo é minimalista, porém luxuoso, com um estofamento de couro e tecido, instrumentação digital e diversos equipamentos, como uma câmera de 360 graus, dispensando os dois usuais espelhos retrovisores.
Como podemos imaginar, o D2 não é barato, já que, como comentávamos no início, a marca prevê um preço de partida de 450.000 euros para o D2 com motor V8 e de 580.000 euros para a versão Sport híbrida plug-in.