2020 - ARES S PROJECT

Dany Bahar foi o responsável por alguns dos Lotus mais espetaculares da última década, mas suas pretensões foram reduzindo com o passar do tempo e agora está centrado em sua nova empresa: a Ares Design. O antigo CEO da Lotus mudou-se para Modena, Itália, para pensar em outros projetos e sua intenção passa por criar esportivos de alto desempenho inspirados em ícones do passado. Sua última obra chama-se Ares Design S Project e está baseado no Chevrolet Corvette.
Na realidade, o automóvel não se inspira nas primeiras gerações do popular esportivo americano, mas em sua última entrega, ou seja, o C8. O trabalho realizado pela Ares Design é assombroso, já que transformou o Corvette em um modelo muito mais elegante que adota a maioria dos elementos mecânicos, incluindo o chassi, do Corvette, mas que esconde um grande segredo na forma de um V8 cujas especificações superam, e muito, as originais.
Trata-se de um motor de 6.2 litros que, supostamente, produz 705 cv de potência e um torque máximo de 969 Nm a 5.150 rpm, acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e 8 velocidades, similar à do último Corvette. Além disso, é capaz de girar até as 9.000 rpm. Com estes números sobre a mesa, alguém poderia pensar que este não é o V8 de aspiração natural que dá vida ao C8, mas Bahar assegura que é o mesmo motor, assim como informa o pessoal da Top Gear.
“Isso continua sendo um segredo entre nós e nosso fornecedor nos Estados Unidos. No entanto, são todas modificações mecânicas, não se pode fazer isso através do software. O som que produz se inspira nos velhos F1 V10, com uma tonalidade muito alta”, comenta Bahar aos britânicos da Top Gear. Extrair 200 cv adicionais de potência do LT2 V8 do Corvette não é nada fácil sem recorrer à indução forçada, especialmente quando são mantidos os mesmos 6.2 litros de cilindrada. Além disso, a linha vermelha anunciada está 2.500 rpm acima da linha original.
O carro tem certa semelhança com o Aspark Owl, enquanto que sua traseira pode ter sido inspirada na do Bugatti Chiron, com as lanternas delgadas que atravessam de um lado a outro. Uma curiosidade do carro é que não parece contar com um vidro vigia traseiro, de modo que um sistema de câmeras será o encarregado de oferecer a solução ao problema. A Ares Design tem a intenção de construir 24 exemplares do S Project no transcurso de dois anos e vendê-los por um preço de 500.000 euros. Com o tempo, a empresa pretende introduzir mais versões do modelo. As primeiras unidades poderão estar prontas ainda neste mesmo ano.