2021 - ASTON MARTIN VANTAGE ROADSTER

O fabricante britânico revelou o novo e atraente Aston Martin Vantage Roadster, a nova versão conversível da linha Vantage, que conta com o teto de lona de acionamento mais rápido do mercado. O novo Vantage Roadster 2021 será apresentado oficialmente no próximo mês de março, no âmbito do Salão de Genebra 2020.
Finalmente conhecemos a versão conversível da nova geração do Aston Martin Vantage. Uma das peças chave do êxito da geração anterior, pois não são poucos os clientes que escolhem a versão de carroceria aberta neste segmento. De modo que a nova linha se encontrava incompleta sem esta opção de carroceria, cujo lançamento havia sido confirmado para o final de 2019, mas que chega poucos meses mais tarde.
O novo Aston Martin Vantage Roadster não apresenta nenhuma novidade relevante em termos de mecânica ou de chassi em relação à sua versão fechada. A única e substancial diferença é a ausência do teto e dos pilares. Em seu lugar surge uma atrativa capota têxtil, que segundo a marca, trata-se do teto escamoteável de acionamento mais rápido do mundo. De acordo com os dados divulgados pela marca, a capota pode executar a operação completa de abertura em somente 6.7 segundos se for realizada com o veículo parado, tempo que se eleva a 6.8 segundos se for feito em movimento, mas sempre a uma velocidade inferior a 50 km/h.
Seja com a capota fechada ou aberta, a verdade é que os designers da marca britânica conseguiram manter o atraente e afilado perfil da versão coupe. Una vez fechado, podemos ver como o teto é de pequeno tamanho, o que faz com que a marca tenha tido que modificar a parte superior da zaga, que agora dispõe de uma área mais plana entre a base da capota e o porta-malas.
A nível técnico, as únicas diferenças que serão encontradas são os diferentes reforços estruturais necessários para suprir a falta do teto e os pilares. Mas segundo os números da marca, o novo Vantage Roadster 2021 só aumenta sua massa total em 60 quilos com relação ao Vantage Coupe. Ambos contam com o mesmo motor V8 de 4.0 litros sobrealimentado de origem Mercedes-AMG que entrega 510 cv e 685 Nm de torque máximo. Este motor está associado exclusivamente às rodas traseiras através de uma transmissão automática ZF de 8 relações. As cifras de desempenho também são muito similares às do Vantage Coupe, ou seja, 3.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (0.2 segundos mais lento que o Coupe), atingindo uma velocidade máxima de 306 km/h.
O novo Aston Martin Vantage Roadster 2021 será apresentado oficialmente no âmbito do próximo Salão de Genebra 2020, que abrirá suas portas ao público no próximo dia 7 de março. Mas como é habitual, todas as imagens e vídeos das novidades que serão apresentadas neste evento poderão ser vistas alguns dias antes, graças às jornadas reservadas à imprensa, que são celebradas alguns dias antes da abertura oficial.