2020 - ASTON MARTIN VANTAGE V12 ZAGATO HERITAGE TWINS

Durante a década de 60 houve um casamento que deixou alguns dos automóveis mais bonitos que já foram fabricados, começando pelo DB4 GT Zagato original, modelo que iniciou a aliança entre a Aston Martin e o fabricante de carrocerias italiano, assim como o exclusivo V12 Vantage que surgiu em 2011. As sensuais linhas desenhadas nestes carros só puderam ser curtidas por alguns poucos privilegiados em todo o mundo, já que sua produção sempre esteve limitada a uma centena de exemplares.
No entanto, agora volta a surgir uma nova oportunidade, e devido aos 100 anos de história da Zagato, ambas as marcas voltaram a se reunir para criar dois modelos exclusivos baseados no Vantage mencionado anteriormente. Sob o nome de Aston Martin Vantage V12 Zagato Heritage Twins se apresenta um par de esportivos muito atraentes que serão comercializados unicamente em um lote de 38 unidades, 19 delas para a versão coupe e o resto para o speedster. Os carros não serão fabricados pela empresa britânica, mas por um de seus sócios, a AF Racing AG.
Este projeto servirá para divulgar a nova marca desta empresa suíça, que recebe o nome de R-Reforged e será a encarregada de criar estes automóveis em suas novas instalações em Warwick, no Reino Unido. Nas palavras do CEO da Zagato Milano, Andrea Zagato: “Os Aston Martin V12 Zagato Heritage Twins da R-Reforged são um tributo excepcional ao nosso próprio patrimônio. São os Zagatos de estilo retro mais belos que já foram produzidos”.
Por enquanto se desconhecem os detalhes relacionados com o preço final dos veículos, mas sabemos o que escondem debaixo do capô, pois se trata do mesmo motor V12 aspirado de 6.0 litros que propulsiona o modelo de 2016. Falamos de um bloco que produz 600 cv e surge acoplado a uma transmissão automática Touchtronic III de 8 velocidades, sendo capaz acelerar de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos.
A fibra de carbono será uma das protagonistas de sua construção e também alguns detalhes exclusivos, como as rodas de 19 polegadas, o tom dourado da carroceria e um console central que contrasta com o resto do habitáculo por exibir um acabamento em ouro. Além disso, o cliente poderá fornecer a amostra da cor que prefere para combinar o interior e o exterior de seu exemplar.
Para terminar, cabe lembrar que esta não é a única homenagem com motivo do 100º aniversário da empresa italiana, pois no ano passado surgia a notícia de que ambas as empresas estavam planejando a chegada de um novo modelo, o DBS GT Zagato, um modelo limitado a somente 19 exemplares e cuja base é inspirada no DBS Superleggera atual.