2020 - ASTON MARTIN VICTOR BY Q
A Q by Aston Martin é o departamento responsável em tornar realidade os pedidos mais exclusivos dentro da marca britânica, alguns tão chamativos como este One-77 transformado em uma homenagem ao Aston Martin V8 Vantage dos anos 70. Chama-se Victor, o último e mais surpreendente one-off da Aston Martin.
Sua nova carroceria de fibra de carbono, pintada na tonalidade Pentland Green, mistura as linhas do Vantage original e o seu estilo de muscle car, com as do recente Vulcan de circuito. Destaca-se assim sua frente com dois pares de sutis faróis redondos quase escondidos debaixo de um musculoso capô, acompanhados de um agressivo spoiler dianteiro, até sua traseira de estilo clássico com um grande aerofólio rabo de pato e sutis lanternas.
A cereja do bolo são as agressivas saias laterais em um acabamento preto fosco com uma saída de escape de cada lado e umas espécies de brânquias. Isso resulta em uma combinação neo-retro da mais chamativa.
No entanto, o Victor não só é um One-77 com um traje exclusivo. Também conta com outros ajustes interessantes debaixo de sua carroceria, como uma suspensão que agora conta com as molas e amortecedores com ajustes em 6 posições do Aston Martin Vulcan. Além disso, as rodas contam com freios Brembo carbocerâmicos.
O interior do Victor conta com um habitáculo moderno, combinando com detalhes de estilo clássico, como se pode apreciar na mistura de seu volante do tipo avião de fibra de carbono acompanhado de duas telas digitais, uma delas atuando como painel de instrumentos, além de um console central e molduras nas portas que contam com curiosas tiras de couro e inclusive um espaço porta-objetos ao lado do copiloto, assim como uma transmissão manual com uma alavanca com empunhadura de madeira. Tudo isso acompanhado de um estofamento de couro na cor verde, combinando com o exterior, além da fibra de carbono.
Quanto ao seu motor, conta com um propulsor V12 de 7.3 litros projetado pela Cosworth, que entrega um total de 847 cv e um torque máximo que atinge os 821 Nm.
A Aston Martin não forneceu detalhes sobre o preço deste espetacular one-off, e também se desconhece o nome do seu afortunado proprietário, mas considerando que o One-77 já era por si só um carro muito exclusivo, não surpreenderá se esta ambiciosa transformação à qual foi submetido alcançar os sete dígitos.