2021 - AUDI A3 SPORTBACK 40 TFSIe

Acaba de chegar à Europa o novo Audi A3 Sportback 40 TFSIe. Com esta versão híbrida plug-in, a marca de Ingolstadt continua completando a linha do Audi A3, que pouco a pouco vai se tornando mais extensa. O recém-chegado modelo, que já está à venda no velho continente, se destaca pelo incremento na autonomia elétrica em quase 20 quilômetros adicionais com relação ao seu antecessor, o Audi A3 Sportback e-tron.
O A3 Sportback 40 TFSIe anuncia até 65 km de autonomia no modo elétrico no ciclo WLTP. Ou seja, é um compacto que combina tudo de bom dos seus irmãos de linha com o melhor de um carro elétrico. E tudo isso sem ter limitações de autonomia ao contar com uma mecânica de combustão interna.
O Audi A3 PHEV esconde debaixo de sua carroceria um sistema híbrido plug-in que é composto por um motor a combustão interna a gasolina e um motor elétrico síncrono. O primeiro é um bloco 1.4 turbo com 4 cilindros em linha. Produz 150 cv de potência e um torque de 250 Nm entre 1.550 e 3.500 rpm.
O motor elétrico, por sua parte, desenvolve 80 kW (107 cv) de potência e 330 Nm de torque. Ele está integrado na transmissão S-Tronic de dupla embreagem e 6 velocidades, que agora é mais compacta e leve. Ela transfere a potência exclusivamente às rodas dianteiras e conta com uma bomba de óleo elétrica para garantir uma boa lubrificação inclusive em modo elétrico. Nesta situação pode circular a uma velocidade de até 140 km/h.
O motor elétrico extrai a energia de uma bateria de íons de lítio que se localiza debaixo dos bancos traseiros. Conta com 96 células prismáticas capazes de armazenar até 13 kWh de energia, cerca de 48% a mais que seu antecessor. Tudo isso foi possível apenas modificando a composição química sem alterar a forma do pacote da bateria, que é igual antes.
Durante as desacelerações o motor elétrico atua como gerador e pode recuperar até 40 kW de energia. Também pode-se usar o motor térmico para recarregar a bateria. Embora a opção mais eficiente, como é habitual, é conectando o carro à rede elétrica. Admite uma potência máxima de 2.9 kW, o que permite passar de 0 a 100% de carga em pouco mais de quatro horas.
Quando estes motores funcionam conjuntamente, o condutor dispõe de até 204 cv e 350 Nm. Cifras que permitem que acelere de 0 a 100 km/h em 7.6 segundos e que alcance uma velocidade máxima de 227 km/h. O Audi A3 Sportback 40 TFSIe anuncia um consumo entre 83 e 100 km/l, emissões entre 24 e 31 g/km de CO2 e um consumo elétrico entre 14.2 e 15.4 kWh/100 km.