2021 - AUDI A3 SPORTBACK 45 TFSIe

Quando a Audi apresentou no final de setembro a versão híbrida plug-in do A3 Sportback assegurou que alguns meses mais tarde introduziria uma alternativa de maior desempenho que mesclaria em doses perfeitas a eficiência com m esportividade. O resultado aparece nas imagens, o Audi A3 Sportbak 45 TFSIe que acaba de ser revelado, com um sistema de propulsão mais potente e um equipamento melhorado.
Esteticamente não há muitas diferenças entre ambos os modelos, mas se olharmos com atenção encontramos alguns elementos próprios desta versão de alto desempenho. Para enfatizar seu caráter mais esportivo, a marca de Ingolstadt introduziu um pacote de estilo que acrescenta um toque de preto na carroceria, vidros escurecidos, rodas de 17 polegadas e pinças de freio pintadas de vermelho. No interior, por sua parte, destacam-se os bancos esportivos, as costuras vermelhas, o Audi Drive Select e o climatizador automático de duas zonas.
Na parte mecânica há importantes novidades, nem tanto na configuração do sistema de propulsão híbrido, mas nas especificações finais. Isso porque a Audi optou por manter tanto o motor térmico a gasolina como o elétrico da versão mais descafeinada, ou seja, o citado 40 TFSIe, mas introduziu mudanças na unidade de controle eletrônica, de forma que a potência e o torque máximo entregues pelo conjunto são bastante superiores. Tudo isso mantendo consumos de combustível reduzidos de 66.7 a 71.4 m/l e emissões de 34 a 31 g/km de CO2, segundo o ciclo NEDC.
Lembrando que o motor a combustão interna é um bloco turbo alimentado de 4 cilindros e 1.4 litros que desenvolve 150 cv e um torque máximo de 250 Nm, enquanto que o motor elétrico oferece 80 kW e 330 Nm. Agora, o sistema de propulsão híbrido plug-in é capaz de gerar 245 cv de potência e um torque de 400 Nm, o que se traduz em uma melhoria de 41 cv e 50 Nm. A encarregada de digerir toda a energia é uma transmissão automática S-Tronic de 6 velocidades que a envia diretamente ao eixo dianteiro, de forma que o 45 TFSIe é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.8 segundos. A velocidade máxima é de 232 km/h.
A bateria de íons de lítio também não mudou, de modo que segue oferecendo 13 kWh de capacidade graças às 96 células prismáticas das quais é composta. Graças à sua presença o carro pode rodar só com o motor elétrico funcionando até um total de 63 quilômetros, segundo o ciclo WLTP, e manter uma velocidade máxima de 140 km/h. O sistema elétrico admite uma carga máxima de 2.9 kW, utilizando cerca de cinco horas para repor a capacidade da bateria em uma tomada doméstica.
O Audi A3 Sportback 45 TFSIe já está disponível na Alemanha com um preço partindo de 40.395 euros, sem incluir impostos.