2022 - AUDI Q5 E-TRON

A entrada em cena do Volkswagen ID.6 há apenas alguns meses marcou o início de uma nova era para o Grupo Volkswagen na distante e exótica China. Um modelo 100% elétrico desenvolvido sobre a plataforma MEB e destinado exclusivamente ao mercado chinês. Agora, pouco tempo depois, chega sua alternativa mais luxuosa com o emblema dos quatro aros. Acaba de estrear o novo Audi Q5 e-tron.
No mesmo evento onde estreou o ID.6 da Volkswagen, também foi apresentado o Audi Concept Shanghai. Um modelo conceitual que assentava as bases de um veículo elétrico de produção em série. Esse concept car transformou-se no Audi Q5 e-tron que em breve desembarcará nos concessionários chineses. A Audi aproveitou a celebração do Salão de Guangzhou 2021 para apresentar seu novo SUV elétrico.
O processo de desenvolvimento correu a cargo da SAIC-Volkswagen. Tendo em conta que este modelo não será comercializado fora da China, se o comparássemos com a linha da Audi no Ocidente, poderíamos dizer que o novo Q5 e-tron ostentará o papel de ‘irmão maior’ do Audi Q4 e-tron. Ambos os crossovers estão sustentados pela plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Uma arquitetura específica para veículos totalmente elétricos.
Conta com a mesma distância entre os eixos do ID.6 e também compartilham comprimento. Em seu interior poderão viajar até sete passageiros adultos em disposição 2 3 2. No entanto, e para contentar o público que busca o máximo conforto a bordo, a Audi oferecerá uma versão de seis assentos com duas poltronas individuais na segunda fila.
O posto de condução mostra a grande dotação tecnológica que dispõe o novo Q5 e-tron. Temos um quadro de instrumentos digital e uma grande tela táctil que se converte no centro nevrálgico do habitáculo. A digitalização também está presente no módulo da climatização. É um modelo que pode proporcionar conectividade, conforto e segurança.
A Audi revelará mais tarde, perto do momento de seu lançamento comercial, todos os detalhes sobre a linha e o desempenho. Os condutores chineses interessados em adquirir o novo SUV elétrico da Audi terão à sua disposição diferentes motorizações. A versão de acesso será um modelo de tração traseira com bateria de 55 kWh e um motor de 132 kW (180 cv).
A versão mais interessante será, sem dúvidas, a motorização com a bateria de 83.4 kWh e tração traseira com 150 kW (204 cv). A alternativa de maior desempenho passa por um modelo com essa mesma bateria e uma configuração de tração total graças à incorporação de um motor no eixo dianteiro. Desenvolve uma potência de 225 kW (306 cv).
Como bem assinalamos antes, o novo Q5 e-tron só será vendido na China. No entanto, os planos da Audi passam por oferecer na Europa e nos Estados Unidos uma alternativa a este modelo. Será o novo Audi Q6 e-tron. Estará sustentado pela plataforma PPE e será revelado no segundo semestre do próximo ano. Está atualmente em desenvolvimento.