2022 - AUDI R8 V10 PERFORMANCE RWD SPYDER
A Audi decidiu melhorar o posicionamento da linha R8 entre os superesportivos com uma receita muito simples: um aumento de potência. A partir de agora, as versões ‘básicas’ V10 quattro e V10 RWD com carroceria Coupe e Spyder serão substituídos pelos novos modelos Performance, de maneira que os usuários se beneficiarão de “mais potência, melhor desempenho e mais prazer de condução”.
Fabricado na planta de Böllinger Höfe, onde também é concebido o LMS GT4 de competição, o R8 compartilha até 60% de suas peças com seu irmão de corridas, com uma carroceria construída em alumínio seguindo o princípio de design Audi Space Frame (ASF) e vários elementos realizados em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP). Graças a tudo isso, a versão Coupe do R8 V10 Performance RWD para a balança nos 1.590 kg (1.695 kg o Spyder).
Esteticamente, estamos diante de um veículo que se inspira claramente em seus irmãos GT4, destacando acima de tudo a ampla e plana grade Singleframe em preto fosco com um emblema R8 ladeado por grandes entradas de ar. Também não podemos ignorar o splitter dianteiro, a reentrância debaixo do capô em homenagem ao lendário Audi Sport quattro, as saias laterais, o difusor traseiro e as saídas de escape ovaladas. Esta versão de tração traseira agora está disponível na cor azul Ascari metalizado, assim como nove tonalidades diferentes para a carroceria.
Com relação ao interior, o elemento mais marcante é o denominado ‘Monoposto’, ou seja, um grande arco de contorno pronunciado na zona do condutor que trata de imitar o cockpit de um carro de competição. Também chama a atenção o volante multifuncional de couro com quatro satélites de controle, cada um deles para utilizar o Audi Drive Select, ativar o modo Performance e o sistema de som do motor, dar partida no propulsor e controlar o quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas. Como novidade, foram introduzidos bancos tipo bucket, estofados em couro e Alcantara.
O grande destaque deste carro é o seu propulsor V10 de aspiração natural e 5.2 litros. Agora é capaz de desenvolver 570 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm, ou seja, ganhou 30 cv e 10 Nm. Toda a energia é enviada ao eixo traseiro através de uma transmissão automática S-Tronic de 7 velocidades que recebe a ajuda de um diferencial mecânico de deslizamento limitado. Com tudo isso, o esportivo alemão é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos (3.8 no Spyder) e sua velocidade máxima é de 329 km/h.
Em termos de chassi, a Audi diz que tanto a suspensão - com um esquema de duplos trapézios - como a dinâmica de condução estão adaptadas especificamente para a tração traseira. Esta versão RWD Performance conta com um modo esportivo do controle eletrônico de estabilidade que permite realizar derrapagens controladas, assim como uma direção dinâmica que garante uma resposta ainda mais precisa. As rodas de alumínio são de 19 e 20 polegadas, mas de forma opcional podem ser instaladas as denominadas ‘Cup’, que incluem pneus nas medidas 245/30 R20 na dianteira e 305/30 R20 na traseira, e são as encarregadas de proporcionar “uma aderência e dinamismo adicionais”.