2023 - AUDI RS 6 AVANT PERFORMANCE

Mais potentes e rápidos que qualquer RS 6 e RS 7 até esta data, os novos Audi RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance incorporam um grande número de modificações que afinam sua aparência e fazem com que a experiência de condução seja mais emocionante. O poderoso motor V8 biturbo de 4.0 litros entrega agora uma potência de 630 cv e um torque máximo de 850 Nm. A abertura do livro pedidos para estes dois novos modelos acontecerá nesta primeira semana de dezembro, com um preço no mercado europeu partindo por volta de 160.000 euros para o RS 6 Avant performance, e 170.000 euros para o RS 7 performance.
Na Audi, ‘performance’ significa mais potência. Nos novos Audi RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance, a utilização de turbo compressores de maior tamanho e o aumento da pressão de sobrealimentação de 2.4 para 2.6 bars no motor V8 4.0 TFSI permitem um aumento de 30 cv na potência e 50 Nm a mais de torque em comparação com as versões base. Isso significa que a potência máxima passa de 600 cv para 630 cv, enquanto que o torque máximo aumenta de 800 para 850 Nm. Os modelos performance aceleram de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, o que significa uma melhoria de 0.2 segundos em relação às versões padrão dos RS 6/RS 7.
A redução do isolamento entre o compartimento do motor, o interior e a parte traseira do veículo, além da redução do peso em 8 quilos, são fatores que contribuem na hora de garantir que estas versões performance emocionem os clientes com uma experiência sonora de alto nível. O peso total vazio do RS 6 Avant performance é de 2.090 kg, enquanto que o RS 7 Sportback performance pesa 2.065 kg.
Novo diferencial autoblocante para uma dinâmica de condução mais intensa
A potência do motor 4.0 TFSI é enviada para a tração total permanente quattro através de uma transmissão tiptronic de 8 velocidades otimizada para mudanças mais rápidas. O diferencial central mecânico distribui a potência do motor ao eixo traseiro em uma proporção 40:60, e em caso de deslizamento aplica mais torque de forma automática para o eixo com melhor tração, com um máximo de até 70% para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O novo diferencial central autoblocante é mais leve e compacto, o que melhora a dinâmica de condução e oferece maior precisão nas curvas, reduzindo a subviragem. A autocentragem da direção também é mais precisa e os passageiros se beneficiam de uma experiência de condução que, em geral, é mais ágil.
Exclusivas rodas de 22 polegadas com pneus de alto desempenho
Os novos RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance equipam de série rodas fundidas de alumínio de 22 polegadas em desenho de cinco raios em V com acabamento em cinza titânio fosco. Para os clientes que buscam um aspecto ainda mais esportivo, a Audi oferece opcionalmente novas rodas de 22 polegadas especialmente leves fabricadas através de um processo de forjamento de alta tecnologia. Contam com uma estética de cinco raios em Y inspirada na competição, e estão disponíveis em quatro cores: preto metalizado brilhante, dourado neodímio fosco, cinza fosco o negro mate.
Estas novas rodas melhoram a refrigeração dos freios e são cerca de cinco quilos mais leves que as fundidas de alumínio, reduzindo em 20 kg o peso não suspenso, o que contribui para a melhoria do comportamento dinâmico. São associadas aos novos pneus de alto desempenho Continental Sport Contact 7 em formato 285/30, que também desempenham um papel fundamental na economia de peso e oferecem uma melhor aderência tanto no seco como no molhado, reduzindo a subviragem em curvas rápidas e melhorando a precisão em toda a faixa de velocidades. Além disso, a distância de frenagem de 100 a 0 km/h se reduz em até 2 metros.
O sistema de condução dinâmica Audi drive select permite ao condutor controlar o caráter do veículo com base em seis programas disponíveis: efficiency, comfort, auto, dynamic e os dois modos personalizáveis RS1 e RS2. A experiência proporcionada pelos distintos modos de condução nestes modelos performance é muito mais exclusiva. Por exemplo, o modo Coasting agora só é ativado automaticamente no perfil ‘efficiency’, desconectando o motor em faixas de velocidade de até 160 km/h e permitindo a navegação sem consumo de combustível nem torque do propulsor.
Além disso, a otimização do software da unidade de controle do motor faz com que as mudanças de carga sejam mais ajustadas quando está ativado o programa ‘dynamic’ ou se seleciona o modo de condução S, o que aumenta ainda mais a esportividade. Por outro lado, o software da unidade de controle da transmissão também foi atualizado para permitir que os tempos de mudança sejam mais rápidos, aumentando assim notavelmente a diferença entre os distintos modos de condução.
Pacote RS Dynamic de série
O pacote RS Dynamic faz parte do equipamento de série nos RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance. Inclui o aumento da limitação de velocidade máxima a 280 km/h, a direção dinâmica nas quatro rodas com uma atualização de software específica que ajuda o condutor com intervenções ativas da direção nos eixos dianteiro e traseiro, e o diferencial esportivo quattro no eixo traseiro. Opcionalmente também pode ser equipado o pacote RS Dynamic plus, que sobre os elementos que formam o pacote RS Dynamic, eleva a velocidade máxima até 305 km/h, e inclui freios RS com discos cerâmicos de 440 mm de diâmetro no eixo dianteiro e 370 mm no traseiro. As pinças de freio podem ser acabadas na cor cinza, vermelho ou azul. O sistema de freios cerâmicos RS permite reduzir as massas não suspensas em 34 kg em relação aos seus homólogos de aço.
Novas cores de carroceria e pacotes ópticos
A Audi oferecerá um total de até 16 cores de carroceria para os novos modelos performance, incluindo três exclusivas: azul Ascari metalizado com efeito fosco e o tom prata Rocio fosco. Entre os elementos RS exteriores que distinguem estas versões, acabamentos na cor cinza titânio fosco estão presentes nas carcaças dos espelhos retrovisores, no spoiler e nos flaps laterais dianteiros, nas inserções das saias laterais, nos racks do teto, nas molduras dos vidros e no difusor traseiro. Como equipamento opcional está disponível um pacote óptico em preto carbono fosco que é aplicado neste acabamento nas barras do teto e nas molduras dos vidros. O cliente pode escolher se os aros do logotipo Audi e o nome do modelo serão cromados ou na cor preto.
Fora de série: novos detalhes de acabamento para o interior
No habitáculo, os pacotes de design RS em cinza e vermelho foram ampliados para incluir a cor de contraste azul Mercato, exclusivo das versões performance. Apresentam costuras de contraste nesta cor o aro do volante forrado em Alcantara de cor preto, os tapetes, as laterais do console central e a alavanca de câmbios. Os cintos de segurança são de cor azul oceano em toda sua superfície, opcionalmente com inserções decorativas em um padrão de carbono com detalhes azuis. Tanto a manete da alavanca seletora do câmbio como as guarnições laterais do console central são elaborados com microfibra Dinamica, que é composta em torno de 45% de fibras PET recicladas. Os bancos esportivos estão estofados com couro Valcona perfurado de alta qualidade, e também incluem costuras em forma de colmeia com pespontes de contraste em azul Mercato. Outro traço distintivo é um LED de entrada nas portas dianteiras que projeta as letras ‘RS performance’ no solo junto ao carro.
Os clientes podem solicitar o pacote de design RS plus, que adicionalmente aos elementos do pacote de design interior RS padrão inclui inserções em microfibra Dinamica em preto, os descansa braços das portas e o descansa braços central em microfibra Dinamica com costuras de contraste em vermelho, cinza ou azul, assim como a inscrição RS dos bancos bordada e os pespontes das faixas centrais dos bancos em couro Valcona preto, perfurado e acolchoado, também à escolha nas cores vermelho, cinza ou azul. Para configurar seus veículos com base nos milhares de combinações individuais disponíveis e criar sua própria edição especial, os clientes podem utilizar o novo modo de visualização 3D ‘Audi Exclusive Customizer’ no configurador online, que permite escolher entre uma ampla gama de cores para a carroceria, o estofamento e as costuras de contraste.
A tela de 31.2 cm (12.3 polegadas) do Audi virtual cockpit plus, que faz parte do equipamento de série, oferece novas funções, entre elas um indicador intermitente no modo de transmissão manual que muda a visualização das rotações de verde para amarelo e para vermelho, piscando de forma idêntica a como fazem os veículos de competição para indicar o piloto o momento ótimo para mudar de marcha. Além disso, o Launch Control, que aproveita ao máximo o potencial de aceleração do RS 6 Avant performance e do RS 7 Sportback performance destacando o momento ideal para acelerar na saída, inclui novos ícones de semáforo.
Desempenho por tradição: do RS 6 Avant plus até hoje
O RS 6 Avant performance e o RS 7 Sportback performance da geração C8 continuam com a tradicional estratégia da Audi de oferecer modelos plus e performance nestas séries. Tudo começou com o RS 6 Avant plus na geração C5: pouco antes de que chegasse ao final de sua produção em 2004, a quattro GmbH (agora Audi Sport GmbH) lançou uma série especial limitada de 999 unidades com um aumento da potência de 30 cv, para alcançar os 480 cv e converter-se no primeiro Audi que superou oficialmente os 250 km/h. A Audi Sport ‘acelerou’ o RS 6 plus até os 280 km/h, convertendo-o no veículo esportivo com carroceria perua mais rápido: sem a unidade de controle do motor, alcançou uma velocidade máxima de mais de 300 km/h.
A versão plus da geração C6 chegou ao mercado em 2008 e foi limitada a 500 unidades. Ao contrário do seu antecessor, o motor V10 não contava com potência adicional e mantinha seus 580 cv. Mas a Audi limitou a velocidade máxima das versões especiais do Avant e do sedan a 303 km/h; o único veículo mais rápido na época era o R8.
Na geração C7, a denominação ‘plus’ se converteu em ‘performance’: o Audi RS 6 Avant performance e o RS 7 Sportback performance saíram da linha de montagem em 2016 com um motor ligeiramente retocado que elevava a potência até os 605 cv, 45 cv a mais que no modelo básico. A função overboost aumentou brevemente o torque máximo disponível até os 750 Nm no modo de condução ‘dynamic’ e, dependendo do equipamento, a velocidade foi limitada a 250, 280 e 305 km/h.