2020 - BAC MONO R

O novo BAC Mono R foi apresentado durante a edição 2019 do Festival da Velocidade de Goodwood. Esta foi a maior evolução que o radical monolugar britânico recebeu desde que foi apresentado em 2011 e agora se apresenta com 35 cv a mais e 25 quilos a menos.
O melhor termo que define o espetacular BAC Mono é o de ‘matagigantes’, e com razão, pois o pequeno modelo britânico já bateu inúmeros recordes de modelos muito mais potentes e caros em circuitos de todo o mundo. Ganhando uma merecidíssima reputação de veículo imbatível em pista, apesar de que não se trata de uma versão track-only, pois o Mono es matriculável.
No último final de semana aconteceu o Festival da Velocidade de Goodwood 2019, evento onde a empresa dos irmãos Briggs (BAC) decidiu lançar o que definem como um modelo completamente novo, mas está claro que realmente estamos diante de uma enorme evolução do modelo anterior. Pelo menos a nível técnico, uma vez que em relação à parte estética é preciso conhecer muito bem o modelo para encontrar as diferenças da versão anterior em relação ao novo Mono R.
Como seu antecessor, o novo BAC Mono R está baseado em um chassi de alumínio de um monolugar de competição, ao qual foi acrescentado um motor de 4 cilindros de 2.5 litros preparado pela Mountune, que nesta ocasião entrega nada menos que 345 cv.
Porém, o mais espetacular deste modelo não é a sua cifra de potência, hoje em dia mais própria de um hot hatch, mas a sua extrema leveza, já que além de mais potente, o novo Mono R é também mais leve que o modelo apresentado em 2011. O peso total agora é de 555 kg, o que significa uma relação peso/potência de 1.6 kg/cv ou 621 cv por tonelada, um ‘ratio’ notavelmente superior ao de muitos hiperesportivos entre 1 e 2 milhões de euros. Segundo a empresa, com 138 cv por litro é o modelo matriculável com motor aspirado naturalmente com a maior potência específica do mundo.
Além de sua mecânica, o chassi também recebeu várias melhorias, como os novos elementos de magnésio no chassi e os discos de freio carbocerâmicos com pinças AP Racing, além das novas dimensões de seus eixos, já que embora não pareça, o novo BAC Mono R conta com novas dimensões, de modo que é ligeiramente mais baixo e largo que seu antecessor. Entre as novidades estéticas surge uma frente mais afilada que agora mostra uma tampa de plexiglas com várias ópticas, que não só foram reestilizadas, como foram fabricadas em fibra de carbono e grafeno, uma tecnologia que a BAC apresentou há algum tempo e que com o novo Mono R conseguiu levar às ruas.
Em relação ao seu desempenho, a empresa anuncia uma velocidade máxima de 274 km/h e 2.5 segundos para completar o Sprint de 0 a 100 km/h. Serão fabricados somente 30 exemplares do novo Mono R a um preço de 190.950 libras, cerca de 905.000 reais ao câmbio atual.