2020 - BMW ALPINA B3 SEDAN

A lista de novidades do Salão de Tokyo 2019 não deixa de crescer: foi apresentado o Alpina B3 Sedan 2020, versão no formato sedan do modelo que surgiu há algum tempo com a versão Touring e com a qual compartilha praticamente todas as suas melhorias, tanto de imagem como mecânicas.
A empresa deu ao carro sua própria estética, de estilo esportivo, mas bastante sutil, graças a detalhes como um kit de carroceria específico, a instalação de duas saídas de escape duplas e as rodas forjadas de 20 polegadas (ou 19 se a opção for por pneus de inverno). Além disso, o fato de que só possa ser pintado em duas cores exclusivas (Alpina Blue Metallic ou Alpina Green Metallic) contribui ainda mais para diferenciá-lo.
No interior surgem placas de metal na soleira das portas dando as boas-vindas, outra identificação está situada junto à alavanca de câmbios. O volante de couro é costurado à mão e tanto para o estofamento dos bancos como para as molduras do painel e portas o preparador oferece bastante opções de personalização.
Entretanto, o mais interessante do Alpina B3 Sedan 2020 é a sua mecânica. Utiliza um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha que entrega 462 cv e 700 Nm de torque máximo. Conta com uma transmissão ZF automática de oito velocidades e com tração integral xDrive equipada com um diferencial traseiro de deslizamento limitado.
A suspensão tem uma regulagem específica e recebe novos componentes, como amortecedores adaptativos, molas Eibach, barras estabilizadoras maiores e conta com três modos de funcionamento (Comfort , Comfort e Sport ). Além disso, o modo Sport estabelece parâmetros que afetam a distribuição de torque, a transmissão e a direção esportiva.
Graças a tudo isso o BMW da Alpina é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos (um décimo mais rápido que o Touring), de 0 a 200 km/h em 13.4 e de conseguir uma velocidade máxima de 303 km/h.