2021 - BMW i VISION CIRCULAR CONCEPT

A BMW aproveitou a celebração do Salão de Munich 2021 para apresentar ao público um total de cinco modelos conceituais. São concept cars com os quais o BMW Group mostra como concebe a mobilidade urbana individual do futuro. O novo BMW i Vision Circular Concept é um destes novos modelos conceituais que devemos prestar muita atenção.
O novo i Vision Circular adianta como será um BMW compacto no ano 2040. Esta visão de futuro está centrada na sustentabilidade e no luxo. Um automóvel com um interior de 4 lugares e dimensões realmente compactas. Mede aproximadamente 4 metros de comprimento. Tudo isso no âmbito da estratégia da economia circular em todos os seus aspectos.
A BMW deu ao seu novo modelo conceitual uma estética totalmente nova. O enfoque de design circular foi aplicado com rigor e mostra que um alto nível de sustentabilidade pode ir de mãos dadas com uma estética que realça o luxo e, portanto, sua condição de veículo premium. Basta dar uma olhada nas imagens.
Na parte frontal surge uma grade reinterpretada com uma superfície digital em vez da borda cromada com barras. A superfície dos rins se estende por toda a largura da parte frontal e se funde com os grupos ópticos e a grade. Em diferentes zonas do exterior, mas especialmente na parte dianteira, surge uma linha gráfica decorativa. Além disso, o logo da marca está gravado com laser.
A vista lateral traz à tona um design próprio de um monovolume. Do eixo dianteiro ao traseiro há continuidade. Ao dispensar os espelhos retrovisores externos, as rodas formam quase os limites exteriores do veículo. Também cabe destacar a área envidraçada, já que devido ao seu tamanho permite a entrada no habitáculo de uma grande quantidade de luz natural. E terminando o tour pelo exterior na traseira, exibe um aspecto limpo e elegante. As funções de iluminação estão integradas na tampa traseira de vidro escurecido.
Quanto ao interior do novo BMW i Vision Circular, somos envolvidos por um ambiente luxuoso e futurista. No habitáculo podem viajar até quatro passageiros adultos em uma disposição 2 2. A marca alemã mostra qual é sua visão sobre o futuro da circularidade e a seleção de materiais. O processo de impressão 3D foi uma técnica protagonista. Inclusive o aro do volante foi impresso em 3D a partir de material biológico.
A BMW optou por uma combinação de cores básica. Os elementos cinzas e um tom verde menta claro se mostram no solo e nos painéis laterais. Isso se combina perfeitamente com o acabamento violeta dos bancos dianteiros e traseiros. Também há detalhes metálicos em bronze dourado. O teto de vidro é igualmente importante para melhorar a sensação de amplitude.
Os quatro bancos foram projetados para que pareçam móveis. Na parte dianteira, dois bancos do tipo ‘lounge’ separados e com apoios de cabeça integrados para criar um ambiente exclusivo. Os bancos traseiros oferecem um grande conforto. Além disso, a ausência do console central permite melhorar o espaço para as pernas.
O equipamento tecnológico está à altura de um carro que olha para o futuro. O tradicional painel de instrumentos foi transformado em uma interface de usuário. Adota a forma de uma escultura flutuante em forma de letra ‘V’. Em seu centro há um corpo de vidro impresso em 3D. O Head-Up Display é um equipamento chave. Toda a informação relevante é projetada na zona inferior do para-brisa em toda sua largura. Por isso, dispensa uma tela multimídia convencional.
A BMW não deu detalhes sobre o sistema de propulsão. No entanto, é importante considerar que o novo i Vision Circular é um automóvel 100% elétrico. O futuro mais imediato passa pela eletrificação e em 2040, se tudo andar conforme o planejado, na União Europeia só será possível comprar carros novos elétricos.