2024 - BMW X5

Chegou a hora da renovação para dois dos SUVs mais importantes da linha do fabricante de Munich, os BMW X5 e X6, que recebem um importante restyling que afeta tanto o seu design exterior como o interior e a sua linha de motores, agora totalmente eletrificada.
Ambos os modelos da marca alemã continuarão sendo fabricados na planta da BMW em Spartanburg (Carolina do Sul, EUA) e o seu lançamento está previsto para o mês de abril de 2023, embora ainda não tenham sido anunciados os preços das linhas.
Tanto o X5 como o X6 estreiam um novo aspecto exterior, com faróis LED mais estilizados, uma grade de duplo rim ligeiramente redesenhada e novas entradas de ar. No caso do X5, também está disponível a retroiluminação LED para a grade.
Na traseira também há mudanças em termos de estilo, como lanternas com nova assinatura luminosa e um motivo em forma de X. Além disso, como é habitual, a BMW oferece diferentes pacotes de personalização, como o chamado M Shadow Line, que adiciona diversos detalhes de tom preto para a carroceria.
Uma das principais mudanças nestes dois modelos bávaros é o design interior, completamente renovado, que agora inclui o chamado BMW Curved Display, composto por uma instrumentação digital de 12.3 polegadas e uma grande tela multimídia central de 14.9 polegadas, com o sistema iDrive8 de última geração.
O design do túnel central também é novo e foi adicionado à oferta um teto panorâmico de vidro chamado Sky Lounge, um sistema de áudio envolvente da Bowers & Wilkins e bancos que incluem as funções de aquecimento, ventilação e massagem, além de estrear também um estofamento Sensafin que lembra o couro autêntico, embora aqueles clientes que prefiram couro clássico podem optar por um estofamento de couro Merino da BMW Individual.
No caso do X5, de série inclui a suspensão adaptativa, enquanto que o X6 leva a suspensão adaptativa M. Entre o equipamento opcional destacam-se o eixo traseiro direcional e o sistema de barras estabilizadoras ativas, que evita o balanço da carroceria.
Entre os assistentes de condução estão incluídos de série o aviso de colisão, a manutenção de faixa, o reconhecimento de sinais de trânsito e o assistente de estacionamento profissional, capaz de ‘lembrar’ os últimos 200 metros percorridos pelo carro e refazer esse percurso de forma autônoma para sair do estacionamento.
Também há importantes novidades debaixo do capô destes dois SUVs. O X5 adiciona à oferta a versão híbrida plug-in xDrive50e, que eleva sua potência em 96 cv em relação à versão anterior 45e, para um total de 490 cv e 700 Nm.
Este sistema combina o clássico motor de 3.0 litros e 6 cilindros em linha com uma unidade elétrica montada no eixo traseiro, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos e uma autonomia elétrica no ciclo WLTP entre 91 e 110 quilômetros, dependendo das condições de condução.
Tanto o BMW X5 como o BMW X6 incluem em sua linha 2024 o mild hybrid (MHEV) a gasolina xDrive40i de 380 cv, um MHEV diesel xDrive 30d de 298 cv e o M60i xDrive de 530 cv.