2024 - BMW X5 Li
No passado mês de fevereiro, a BMW introduziu um importante restyling para dois de seus SUVs, os X5 e X6 2024, e agora a marca bávara revelou a mesma atualização no mercado chinês, incluindo uma versão de chassi longo, o chamado BMW X5 Li 2024.
Este renovado modelo foi apresentado oficialmente no Salão de Chengdu e se trata de um produto projetado para o gosto dos clientes chineses e orientado especificamente ao mercado do gigante asiático, segundo a BMW.
Com relação ao BMW X5 convencional que é vendido em outros mercados do mundo, este X5 Li tem uma distância entre os eixos 13 centímetros maior, o que lhe permite também oferecer muito mais espaço no habitáculo para os ocupantes dos lugares traseiros.
Para facilitar o acesso à parte posterior do habitáculo, a BMW aposta em portas também mais longas, enquanto no interior destacam-se novidades como bancos específicos e equipamento também exclusivo da versão, que inclui por exemplo os ‘rins’ dianteiros retroiluminados ‘Iconic Glow’.
A BMW oferecerá na China duas linhas de equipamento para este modelo, em ambos os casos com o pacote esportivo M incluído de série, embora o chamado M Luxury opcional ofereça também incrustações em acabamento cromado nos defletores, saias laterais, difusor, molduras dos vidros o nos trilhos de teto, por exemplo.
No interior destacam-se superfícies estofadas com tecido vegano Sensafin, como os painéis das portas e os bancos, além de elementos de série como o teto panorâmico de vidro e o pacote ‘Travel & Comfort’ com entradas USB-C nos encostos dos bancos dianteiros.
Em princípio este X5 de chassi longo estará disponível em duas versões e com duas motorizações diferentes. A mais básica é a chamada BMW X5 xDrive30Li, com um motor de 2.0 litros MHEV a gasolina, com 258 cv de potência, 400 Nm de torque e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7.2 segundos, segundo o fabricante.
O topo da linha é o chamado BMW X5 xDrive40Li, um motor de 6 cilindros em linha e 3.0 litros que alcança 380 cv de potência, 520 Nm de torque máximo e anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos. A marca afirma também que essa versão pode circular em modo elétrico em baixa velocidade.
Estes novos BMW X5 de chassi longo para a China serão fabricados na planta de Dadong da joint-venture BMW Brilliance Automotive Ltd em Shenyang, no norte do país, e seu lançamento no mercado chinês está previsto para este mês de setembro de 2023.